Bem Estar

Vacinas da Índia vão atrasar. Ministério pede entrega imediata de todas as doses da Coronavac

O Ministério das Relações Exteriores confirmou na tarde desta sexta-feira, 15 de janeiro, que a entrega de dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca produzida na Índia, prevista para este fim de semana, vai atrasar.

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro dizer que o atraso foi motivado por “problemas logísticos” decorrentes das dificuldades de conciliar o início da campanha na Índia ao fornecimento de imunizantes para outras nações, ainda não há uma nova data definida.

Ontem, um membro do governo indiano afirmou que o país ainda não tinha definido a questão da exportação das vacinas. O acordo com o Brasil será cumprido, mas não imediatamente.

O  ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse a prefeitos que a vacinação no Brasil poderia começar no próximo dia 20, caso chegassem as doses da Índia; e ainda se os pedidos de uso emergencial das vacinas apresentadas pelo Butantan e pela Fiocruz fossem aprovados pela Anvisa até esse domingo.

Butantan

Hoje, o Ministério da Saúde, requisitou ao Instituto Butantan a entrega da totalidade das 6 milhões de doses da vacina CoronaVac que vieram prontas da China para que sejam distribuídas aos Estados.

O presidente do Instituto, Dimas Covas, afirmou em oficio enviado ao Ministério, que vai cumprir a determinação, mas precisa saber quantas serão destinadas ao Estado de São Paulo para serem encaminhadas a outros departamentos. A medida é praxe nos acordos de venda de vacina entre o Butantan e o governo federal.

A previsão do governo federal de começar a vacinação com 8 milhões de doses (4 milhões da AstraZeneca e 4 milhões do Instituto Butantan) precisará ser revista, já que apenas 6 milhões de doses serão disponibilizadas nos próximos dias.

Foto: Divulgação Governo do Estado de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *