Uso de máscaras em locais abertos já está liberado em seis cidades do ABC. São Bernardo discutirá nesta quinta-feira se acatará a medida

O governador João Doria assinou nesta quarta-feira, 09 de março, decreto que flexibiliza o uso de máscaras em lugares abertos em todo o Estado de São Paulo, inclusive nas áreas das escolas públicas e privadas. Os prefeitos de seis cidades do ABC, em reunião por videoconferência, decidiram seguir a liberação das máscaras nas cidades (Santo André,  São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).  A partir de hoje já não é mais obrigatório usar o acessório nas ruas, parques e espaços abertos. São Bernardo só deve definir a flexiblização na quinta-feira, 10.

Segundo o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a decisão acompanha a melhora dos indicadores da pandemia no. Nas últimas quatro semanas, a média móvel de casos caiu 80% na região. Até 08 de fevereiro, a média de casos por dia era de 1.361. Em 08 de março, essa média caiu para 275.

A ocupação média de leitos de UTI na região é de 24%, bem abaixo da ocupação aferida na capital, de 43%. Os óbitos tiveram redução de 66% no mesmo período.

Além, de liberar as máscaras em locais abertos, Doria também liberou 100% da capacidade de ocupação em eventos realizados em ambientes abertos, ainda que possa haver aglomeração, como shows e estádios de futebol. Para comemorar, a coletiva de hoje foi realizada na área externa do Palácio dos Bandeirantes, permitindo a retirada das máscaras pelos participantes.

 

Escolas

Além das ruas, o uso de máscara também está liberado nos espaços abertos das escolas, como quadras descobertas. Segundo o secretário da Educação, Rossieli Soares, dentro das salas a máscara continua obrigatório.

Além das salas de aula, o uso do acessório continua obrigatório em ambientes fechados, transporte público, escritórios, cinemas e teatros.

 

Locais fechados

Com os índices da pandemia em queda, o governador acredita que em duas semanas poderá liberar também a obrigatoriedade nos locais fechados. A avaliação será feita pelo Comitê criado para auxiliar no combate à covid.

 

São Bernardo

Em nota, a prefeitura de São Bernardo afirmou que não participou da reunião do Consórcio Intermunicipal nesta quarta e que vai discutir amanhã, 10 de março a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos.

Veja a nota na íntegra

“A Prefeitura de São Bernardo informa que vai deliberar amanhã (quinta-feira, 10/03) sua decisão oficial sobre o uso de máscaras, junto ao seu Comitê de Controle ao Coronavírus. Desta forma, não acompanha a informação divulgada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC sobre o referido assunto, pois irá pautar na reunião do Comitê a possibilidade de desobrigar o uso da máscara inclusive em alguns ambientes fechados.

Destaca-se que a decisão de São Bernardo ocorre amanhã, pois qualquer ação referente a alterações no plano de combate ao coronavírus ocorrem às sextas-feiras no Diário Oficial do município. 

Por fim, informa-se também que nenhum integrante da Prefeitura de São Bernardo participou da assembleia realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.”

 

Foto: Divulgação Governo do Estado de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *