ABC

UBS João Bonaparte, em São Caetano, passa por reforma e climatização

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, a secretária da Saúde, Regina Maura Zetone, e o deputado estadual Thiago Auricchio  anunciaram o início das obras de modernização da UBS João Luiz Pasqual Bonaparte. A unidade de saúde vai receber também climatização.

As obras, orçadas em R$ 480 mil, serão executadas pela Verzani & Sandrini. O prazo, segundo o prefeito é de 90 dias. “A UBS deve estar pronta no final de janeiro”, ressaltou Auricchio. A unidade tem problemas normais do tempo de vida útil. Para o prefeito, a climatização é um dos pontos que passaram a ser obrigatórios no Brasil. “É desconfortável para o paciente ficar esperando em um local quente, assim como para os profissionais”, disse.

“Essa unidade existe há 11 anos. Na época, entendemos que o bairro precisava ter uma UBS, devido à alta demanda, principalmente de idosos. O bairro cresceu e hoje essa é uma das unidades mais movimentadas da rede. Fizemos aqui, neste prédio, uma homenagem ao Dr. João Luiz Pasqual Bonaparte, que durante anos se dedicou e presidiu o CISE Moacyr Rodrigues. Foi precursor dos projetos voltados à terceira idade”, afirmou Auricchio.

A unidade terá ampliação de atendimento com mais três consultórios médicos, ampliação da sala da equipe Estratégia Saúde da Família, ampliação de área administrativa; substituição de todo o piso; pintura geral interna e externa, revisão da rede elétrica, revisão dos telhados, troca de calhas e rufos e climatização.

“São cerca de 2 mil atendimentos por semana. Com a reforma, vamos melhorar a logística para atendimentos, construir novos consultórios e oferecer mais qualidade para a população atendida e para os funcionários da unidade. Vamos ampliar para três equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) e ter uma estrutura mais adequada”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

O deputado estadual Thiago Auricchio parabenizou a administração pelo olhar sempre atento às questões de Saúde. “Durante esse meu primeiro mandato pude contribuir com diversas áreas, principalmente com a Saúde, e de maneira significativa, durante a pandemia e agora no processo de retomada. Destinar recursos para melhorar ainda mais o atendimento à população será sempre meu compromisso”, destacou.

Durante a reforma, os atendimentos acontecerão da seguinte forma: ESF (Estratégia Saúde da Família) serão realizados no CISE Moacyr Rodrigues (Rua Rafael Correa Sampaio, 600, Bairro Santa Paula); odontológicos na Clínica Escola Municipal de Odontologia (Avenida Dr. Rodrigues Alves, 115, Bairro Fundação); outros atendimentos e procedimentos (vacinas, ginecologista, pediatra, clínico geral e coletas) – UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1.153, Bairro Oswaldo Cruz).

Até dezembro mais uma unidade iniciará reforma: o Centro de Especialidades Odontológicas Maria Domingas R. Torres, no Bairro Nova Gerty. “Há uma preocupação em modernizar uma por vez, para que não outras fiquem sobrecarregadas”, ressaltou Auricchio.

 

 

Saúde

Com os programas Saúde no Bairros e PróSaúde Fila Zero, São Caetano já reduziu em 60% as demandas causadas pela pandemia, quando as consultas e cirurgias eletivas foram suspensas. Segundo a secretária, há especialidades em que a fila já foi zerada e outras, com demandas ainda grande. A maior, disse, é do exame de colonoscopia, que exige internação em pacientes com mais idades.

A meta de Regina é praticamente zerar de casos represados até o fim do ano. Mas ela ressalta que é difícil, pois ao mesmo tempo em que as atrasadas estão sendo realizadas, a demanda também volta a aumentar, é cíclico.

 

Fotos: Theo Lucano/Eagle News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *