Toyota: Negociações fracassam e Sindicato busca PDV e transferência vantajosos

As negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Prefeitura de São Bernardo e Governo do Estado de São Paulo não avançaram e a Toyota deve mesmo deixar o ABC e transferir a planta para o interior paulista, onde já tem unidades fabris.

O diálogo agora visa encontrar a melhor compensação financeira para os funcionários. O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, destacou que, encerradas as negociações pela permanência da planta, a luta agora é para garantir as melhores condições possíveis no processo de saída e de transferência.

“Desde o anúncio da decisão da montadora, o Sindicato fez todos os esforços para garantir a permanência da empresa em São Bernardo, assim como dos empregos que ela gera, tanto diretos quanto indiretos”, afirmou o dirigente.

Para tentar encontrar alternativas para a permanência da planta na cidade, o Sindicato se reuniu com representantes do poder público, entre eles o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando. Os Metalúrgicos do ABC também realizaram reunião online com o sindicato dos metalúrgicos no Japão.

Além disso, foi elaborada pelo Sindicato, em conjunto com a subseção do Dieese, proposta de negociação trabalhista para os próximos três anos, que foi recusada pela direção da empresa.  “Infelizmente, diante da decisão da Toyota, o Sindicato continuará dispondo de toda força e luta para assegurar as melhores condições para os trabalhadores que optarem por ser transferidos e para aqueles que, porventura, decidirem ser desligados da empresa”, ressaltou o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno.

“O Sindicato o tempo todo vinha cobrando investimentos da Toyota em São Bernardo para garantir o futuro da planta, já que a empresa sempre afirmou que se tratava de uma unidade lucrativa, produtiva e que seria preservada”, lembrou.

O Sindicato segue em tratativas com a Toyota para apresentar proposta de transferência e PDV aos trabalhadores.

 

Foto: Adonis Guerra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *