Toyota: Justiça garante negociação. Governo do Estado vai participar

Governo do Estado de São Paulo se prontificou, nesta segunda-feira, 11 de abril,,  a acompanhar as negociações para a manutenção da montadora Toyota no ABC.

O compromisso foi anunciado na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em uma agenda solicitada pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com participação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Durante a reunião, foi apresentado um documento solicitando a participação do Governo do Estado em um grupo que está sendo implementado para discutir a permanência da montadora na região.

A pasta estadual colocou ainda à disposição dos trabalhadores os programas de empregabilidade e atração de investimentos desenvolvidos por meio do Programa Polos de Desenvolvimento Econômico.

Participaram da reunião a subsecretária estadual de Competitividade de Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Perniciotti; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Aroaldo Oliveira da Silva; o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno; e o secretário-executivo do Consórcio ABC, Orlando Faria.

O presidente da Agência de Desenvolvimento ressaltou a receptividade dos representantes do Estado. “Convidamos a secretaria para participar do grupo de trabalho para pensar as alternativas para a planta da Toyota em São Bernardo. A secretaria estadual sinalizou com sua participação e colocou à disposição todos os programas que desenvolve”, disse Aroaldo Oliveira.

O secretário-executivo do Consórcio ABC destacou a atuação da entidade regional nas negociações. “O colegiado de prefeitos também participa desta força-tarefa para manutenção da Toyota no ABC, unindo forças com outras entidades representativas”, afirmou Orlando Faria.

 

 

Justiça

Em assembleia na manhã desta segunda o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC comunicou aos trabalhadores na Toyota a decisão da audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT/SP) na última sexta-feira, 08. A Justiça do Trabalho determinou a criação de uma mesa negociação para a verificação da viabilidade da permanência da fábrica em São Bernardo. Durante a assembleia, os trabalhadores também aprovaram o retorno aos postos de trabalho já a partir de hoje.

A audiência de conciliação aconteceu após a Toyota entrar com uma ação contra as mobilizações dos trabalhadores depois da entrega do aviso greve na última quarta-feira, 06. A decisão judicial também assegurou que os protestos e manifestações ocorridos dos dias 6, 7 e 8 de abril não serão descontadas dos salários dos trabalhadores.

Para o presidente da entidade dos trabalhadores, Moisés Selerges, a decisão da Justiça acabou por atender o pedido do Sindicato e a decisão de retorno aos postos de trabalho na assembleia de hoje foi soberana.

“Os trabalhadores seguiram a orientação da Justiça de retornar ao trabalho e entenderam a vitória desta primeira fase. Queremos agora que nesta mesa de negociação tenhamos junto ao Sindicato e a empresa a participação do município, do Estado e o acompanhamento da Justiça do Trabalho. Queremos sentar, conversar e desenvolver alternativas”, destacou Selerges.

O negociador na Toyota, Damasceno, apontou que a Justiça reconheceu a posição coerente da entidade desde o anúncio da montadora. Em seu ponto de vista, o órgão compreendeu que a entidade sindical está propondo caminhos alcançáveis, ao contrário da empresa que apresenta uma postura intransigente, inclusive na própria justiça.

“A empresa se mostra intransigente e que não abre espaço para fazer a negociação, diferente de todo o histórico que tem.  Ela (Toyota) instaurou o dissidio, nós fomos lá e colocamos o posicionamento de que se abra uma mesa de negociação. Não pedimos nada demais. Só queremos discutir a viabilidade da empresa. O Sindicato sempre buscou a negociação”, lembrou o dirigente.

Além da reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, o Sindicato ser reúne hoje também com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

Na última terça-feira (5/4), a Toyota anunciou que vai fechar a fábrica em São Bernardo do Campo. Inaugurada em 1962, a planta é a mais antiga do grupo no Brasil e a primeira da montadora fora do Japão. Atualmente, a unidade conta com aproximadamente 500 trabalhadores.

 

Fotos: Adonis Guerra e Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *