Bem Estar

Tarcísio quer gestão privada para as escolas do Estado

O governador Tarcísio de Freitas abriu consulta pública sobre a criação de Parceria Público- Privada (PPP) para a construção e gestão de novas escolas da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. A população pode enviar a opinião sobre o tema no email (construcaodeescolas@educacao.sp.gov.br) até o dia 13 de dezembro.

A intenção da PPP é que sejam construídas 33 novas escolas, que serão administradas pela iniciativa privada por 25 anos. A empresa que for contratada ficaria responsável pela operação e zeladoria da unidade, como limpeza, manutenção, segurança e infraestruturas. Já, a parte pedagógica, assim como definição do material didático, continuaria com a Secretaria Estadual da Educação.

Pelo projeto do governo, a PPP prevê investimentos de R$ 1,6 bilhões durante os 25 anos de concessão das unidades, sendo que R$ 1,2 bilhão deve ser investido nos primeiros três anos.

O estudo, pedido pelo ex-governador João Doria, foi feito pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e previa a construção de 60 unidades escolares de tempo integral, número que foi reduzido por Tarcísio.

O estudo aponta que cerca de 35,1 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio devem ser atendidos pelas novas escolas.

O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, quando ocupou o cargo no Paraná, lançou edital para contratar empresas que iriam gerir 27 escolas estaduais. A decisão foi criticada por sindicatos e políticos, que apontavam a privatização do ensino público.

Foto: Governo do Estado de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *