Economia

Sindicato e Volks iniciam negociações para evitar cortes em São Bernardo

Esta semana, mais uma vez, os trabalhadores de São Bernardo foram pegos de surpresa com a notícia de que a Volkswagen do Brasil precisaria reduzir os custos e já tinha em mente o corte de 35% do pessoal nas quatro plantas no país, considerado excedente e que daria cerca de 5 mil demitidos. A alternativa seria reduzir salários e outros benefícios, além de abrir um PDV (Plano de Demissão Voluntária).

Ontem, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que a direção da Volks apresentou uma nova proposta para um acordo com os trabalhadores. Foram marcadas reuniões com os dirigentes dos sindicatos que representam as quatro plantas na próxima semana.

Para o sindicato, a negociação vem em um momento no qual o governo brasileiro não possui nenhuma política de retomada econômica e tem praticamente ignorado a pandemia da covid-19, mas que irá lutar para que os empregos sejam preservados.

O sindicato ainda informa que é de conhecimento de todos que há uma diminuição da demanda do setor, por conta da crise, e que a unidade Anchieta trabalha com dois turnos. Os trabalhadores do terceiro turno estão em layoff.

Foto: Adonis Guerra /SMABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *