Sem medo de inovar. Consultora dá dicas para aumentar lucros na Páscoa

Quem trabalha com chocolate sabe que a Páscoa é a grande data nas vendas e de lucros. Nos dois últimos anos a data foi comemorada durante quarentena e fechamento de comércio por conta da pandemia da covid-19. Neste ano até a máscara não será mais obrigatória.

Esta melhora no cenário da saúde deve gerar melhora no ânimo dos consumidores que vão poder comemorar a data em família e presentear mais Por outro lado, a alta dos preços pode fazer com que haja uma pesquisa melhor de preço, tamanho e qualidade.

E são nestes itens que a confeiteiras que trabalham com chocolate e quem se aventura durante a Páscoa para aumentar a rende devem apostar.  A sócia-proprietária e especialista da VA Gestão de Negócios, Vera Araújo,  diz que o boca a boca, os aplicativos de bate-papo e as redes sociais são parceiras importantes na divulgação dos chocolates de Páscoa.

Sim, chocolates e não apenas os tradicionais ovos. Na hora de produzir, Vera destaca que é possível apostar em formatos e produtos diferentes, como uma cenoura de chocolate, ou bombons em um copos ou xícara. São diferencias que atraem outros públicos para a Páscoa.

Antes de começar a produzir, é importante conhecer os possíveis clientes, como poder aquisitivo e gosto pelo tipo de chocolate (ao leito, meio amargo, branco, sem lactose, sem leite) e buscar atender da melhor forma. “O ideal é ter degustação, mostrar que o produto é de qualidade. O cliente gosta de conhecer o que vai comprar”, disse a consultora.

Outra dica é ter sempre diferenciais. “Hoje há muita gente com restrição alimentar e precisa de ovos que não levem leite ou sem açúcar, por exemço. É um público que nem sempre encontra nas lojas os tradicionais. Pode ser um diferencial na hora de oferecer o ovo.” Vera destaca ainda o crescimento dos adeptos do veganismo. Para ela, é um dos tipos de ovos que não podem faltar no cardápio de quem faz chocolate para a Páscoa.

“Encantar o cliente é essencial”, destaca Vera. A compra costuma se dar primeiro pelos olhos, o bonito. E por isso o cuidado na escolha das embalagens é fundamental. Um detalhe, um formato diferente, um enfeite, um agrado ajudam na venda e também a fidelizar o cliente para a próxima venda. Grande parte do consumo da data é para presentear. E por que não personalizar, fazer uma embalagem para cada cliente.

A consultora destaca que há confeiteiras que recheiam o ovo com uma lata de cerveja e agradam o público masculino. O ovo de colher também ganhou espaço nos últimos anos. Os recheios podem variar e agradar cada comprador.

Na hora de colocar nas redes sociais, é importante destacar o melhor ângulo, mostrar o recheio, a embalagem. Fazer o cliente ter água na boca só de olhar. E para tudo isso Vera gravou vídeos que podem ser acessados gratuitamente.

 

 

Vídeos

Focada em empreendedores que trabalham com confeitaria, em especial, com chocolate, a Sicao Chocolates e a VA Gestão de Negócios acabam de lançar uma série de aulas digitais, em formato de vídeos de 4 a 6 minutos. A série Empreender com Chocolate tem, ao todo, 13 vídeos direcionados a estes empreendedores, que serão veiculados semanalmente no perfil da Sicao no Instagram (@sicaochocolate). Além disso, um material digital, que aprofunda cada tema apresentado ao longo da série, está disponível para download gratuito.

“A ideia da nossa parceria é ajudar o empreendedor a alavancar seu negócio tratando, de forma simples e dinâmica, temas como Abertura de Empresa, Planejamento Estratégico, Gestão de Negócios, Gestão Financeira e Digital”, explica Vera.

Os primeiros três vídeos da série já estão disponíveis no Instagram da Sicao Chocolates (@sicaochocolate). No primeiro deles, Vera Araújo se apresenta e explica como será a dinâmica dos conteúdos.

A partir do segundo vídeo, o internauta poderá aproveitar o conteúdo programado pela especialista em negócios gastronômicos, com mais de 25 anos de experiência, de forma gratuita. “Eu e minha equipe preparamos um conteúdo rico para trazer informações de qualidade e nos empenhamos para que em poucos minutos esse conhecimento necessário seja compartilhado com os seguidores da Sicao de forma prática, afinal, empreendedores estão sempre com a agenda cheia e não há tempo a perder. E para aqueles que desejam se aprofundar, há um material de apoio riquíssimo para download gratuito”, completa.

Na aula sobre Abertura de Empresa, Vera fala sobre as vantagens de formalizar o negócio, como negociação de entrega, descontos e formas de pagamentos para compras de insumos, além de ampliar a capacidade de vendas. Ela fala ainda sobre as diferentes modalidades disponíveis para essa formalização, como o MEI (Micro Empreendedor Individual). No material de apoio há a explicação de cada um deles e para quem este tipo de empresa é mais adequada.

O Planejamento Estratégico foi abordado na terceira aula. Nela, a especialista fala sobre como montar um planejamento antes de abrir um negócio. “A primeira coisa a se fazer é definir sua Missão, sua Visão e seus Valores. A partir daí fica mais fácil definir seu público e o que você pretende entregar a ele.

Para assistir à série de vídeos e baixar o material gratuito, basta acessar o Instagram da Sicao: www.instagram.com/sicaochocolate.

 

Fotos: Divulgação

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