Bem Estar

São Paulo deve iniciar vacinação com a Coronavac em janeiro

O secretário estadual da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn,  afirmou hoje em entrevista para a Globo News, que a vacinação da Coronavac deve se iniciar assim que houver a aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A expectativa é que isso ocorra entre janeiro e fevereiro.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas espera, é que a aprovação ocorra rapidamente. Os técnicos da agência estão na China finalizando a avaliação da linha de produção da vacina pela Sinovac e já estão com os resultados dos testes da terceira fase.

Hoje, insumos para a produção de 1 milhão de doses chegaram em São Paulo.  Em novembro, 120 mil doses já haviam chegado prontas para o uso. Ainda este ano, o governo dever receber a totalidade das 46 milhões de doses já compradas.

Covas ressalta que o Instituto deve ter o maior número possível de vacinas já prontas para serem aplicadas assim que houver a liberação pela Anvisa. Segundo ele, o Butantan não deve pedir a aprovação emergencial, já que acredita na rapidez do registro final.

 

Obrigatoriedade

No próximo dia 11 de dezembro, o Supremo Tribunal Federal inicia julgamento para determinar ou não a obrigatoriedade da vacina para todos os brasileiros. O governador de São Paulo, João Doria, é a favor. Já, o presidente da República, Jair Bolsonaro, é contra. Parecer emitido pela Procuradoria Geral da República mostra que a obrigatoriedade não é inconstitucional e que os governadores podem exigir. “A medida não fere a individualidade, já que é uma questão onde o coletivo supera o individual”, apontou o procurador-geral da República, Augusto Aras.

No Brasil, o plano de vacinação prévio que foi divulgado esta semana pelo Ministério da Saúde, mostra que o início da campanha aconteça apenas em março. Apenas 1/3 dos brasileiros teriam condições de receber o imunizante em 2021 com base nas características estipuladas pelo governo federal (armazenamento entre 2º C e 8ºC e ter custo baixo).

Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *