ABC

São Caetano troca recicláveis por alimentos

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, lançou o EcoTroca, programa de arrecadação de recicláveis e óleo de cozinha (usado), que são trocados por alimentos e produtos de limpeza. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 05 de outubro, no CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação) Sueli Nogueira, no Bairro Fundação.

A iniciativa é uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). A cada 1kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador receberá 1kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega). Dessa forma, o EcoTroca atua tanto no combate à insegurança nutricional quanto no estímulo à reciclagem.

“Este é mais um projeto social que conseguimos unir com a questão sustentável”, afirmou Auricchio, ao salientar que o seu plano de governo está todo alinhado aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU.

O EcoTroca terá mais duas edições em outubro, também no Bairro Fundação (locais e datas a definir). Os demais bairros da cidade também serão contemplados – cronograma será divulgado periodicamente nos canais oficiais da Prefeitura na internet.

Os alimentos são provenientes de doações das redes varejistas e atacadistas, além de outros parceiros, e encaminhados ao Banco de Alimentos. Assim, o EcoTroca proporcionará aos cidadãos uma alimentação mais enriquecida e saudável no que tange à segurança nutricional. Além disso, o programa estimula a separação do lixo e o consumo consciente.

O EcoTroca terá também possui viés de desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, como ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Auricchio. “Vamos trabalhar em parceria com a cooperativa de catadores, o que com certeza abrirá mais postos de trabalho.”

O Saesa realizará a coleta do material reciclado e o enviará às cooperativas de reciclagem. “O programa trará benefícios significativos aos munícipes, que poderão trocar os materiais recicláveis por um kit de mantimentos. Além disso, essa ação demonstra o compromisso da administração com a gestão pública, pois envolve as esferas do saneamento básico, serviço social e meio ambiente. Gostaria de parabenizar a Prefeitura Municipal de São Caetano e o Fundo de Solidariedade, parceiros nesta importante iniciativa”, afirma Rodrigo Toscano.

Cerca de 20 dos 70 integrantes do grupo sul-caetanense Art Sênior Criando com Resíduos realizou de forma simbólica as primeiras trocas por alimentos. “Estamos há mais de um mês coletando resíduos, como tampinhas de garrafas pet, óleo vegetal, lacres e cartelas de medicamentos, entre outros. Foram mais de 150 kg de materiais arrecadados. Nosso intuito é, acima de tudo, ajudar também na sustentabilidade de São Caetano”, explicou Cleide Maria de Oliveira, moradora do Bairro Santa Maria e frequentadora do CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade) Moacyr Rodrigues.

 

Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *