São Caetano terá a 1ª pista de bobsled da América Latina

Com tradição de incentivo ao Esporte, a Prefeitura de São Caetano  assinou nesta quarta-feira, 18 de agosto, o termo de uso de espaço no CER Natale Cavaleiro (clube São José) para a criação da primeira pista de bobsled da América Latina. O equipamento será construído com investimento privado e ficará sob a gestão do CPDG (Clube Paulista de Desportos no Gelo).

A cerimônia contou com as presenças do prefeito Tite Campanella, do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Mauro Chekin, da presidente do CPDG, Melry Neri Caldeira Bindilatti, do presidente da CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo), Matheus Figueiredo, do presidente da FPA (Federação Paulista de Atletismo), Joel Lucas Oliveira, e dos atletas da seleção brasileira de bobsled.

Estiveram presentes, também, a campeã olímpica no salto em distância (Pequim 2008) e madrinha do Projeto Sonho Real Bobsled, Maurren Maggi, e os atletas da seleção brasileira de bobsled Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Jerônimo, Rafael Souza, Luis Henrique Bacca Gonçalves e Jefferson Dias Sabino.

“A partir de hoje São Caetano é a casa do bobsled brasileiro. Desejo bom proveito e sorte aos atletas, porque capacidade todos têm e muita. Prova disso é que o Brasil é o único país da América Latina que tem medalhas de push (arranque) em campeonatos mundiais”, afirmou Tite Campanella.

O chefe do Executivo fez analogia ao povo brasileiro, persistente por natureza. “É incrível a condição que nosso povo tem de se adaptar a qualquer situação, neste caso a esportiva, e alcançar colocações que muita gente duvida. Quem diria que um país tropical, repleto de praias, calor e sem inverno radical, no caso neve e gelo, poderia conquistar medalhas num esporte exclusivamente de inverno. E temos aqui na nossa frente atletas vencedores, que mesmo com todas as características contrárias chegaram lá e trouxeram para o Brasil medalhas no Mundial de Desportos no Gelo. Parabéns a todos”, finalizou.

 

 

O Bobsled

Conhecido como Fórmula 1 do Gelo, o bobsled é um esporte de inverno coletivo, disputado em duplas e quartetos, que descem em um trenó em pistas de gelo. Nas competições, cada equipe faz de duas a quatro descidas. Vence quem tiver o menor tempo no total.

No bobsled, existem as categorias 2-man (duplas masculinas), 4-man (quarteto, normalmente com quatro atletas homens), breakman ou breakwomen (responsável pela frenagem do trenó após o conjunto cruzar a linha de chegada) e push (largada-arranque de 50 metros, onde os atletas empurram o trenó com as mãos para ganhar velocidade e depois entram no veículo).

 

Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *