São Caetano é a primeira cidade do Brasil a adotar aparelho para exames na Telemedicina

Aquela imagem do médico em outro lugar, bem distante, mas que participa ativamente de um exame físico e até cirurgia de um paciente pode parecer coisa de cinema, mas não é. Em São Caetano é realidade para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) atendidos pela Telemedicina.

A Prefeitura de São Caetano é a primeira do país a inserir nos atendimentos um aparelho para a realização de exames físicos a distância, o TytoCare. A novidade permite dar mais celeridade aos atendimentos de especialidades usando tecnologia de ponta.

O aparelho permite que o médico remoto tenha acesso às imagens online, com qualidade superior caso estivem vendo fisicamente o paciente. Por meio de um programa ele recebe na tela do computador de onde estiver a imagem e os batimentos cardíacos e os sons do pulmão. O aparelho é manuseado no paciente por um enfermeiro ou profissional da saúde.

“Temos uma missão muito clara, que é melhorar a vida das pessoas. E o investimento em tecnologia é fundamental nesse processo. A Telemedicina, por exemplo, facilita muito o acesso à Saúde e agiliza diagnósticos. E o TytoCare traz um importante componente de aprimoramento do serviço, que é a realização de exames físicos a distância”, ressaltou Auricchio.

O aparelho, que já estava em teste há dois meses, foi apresentado à população na sexta-feira, 31 de março. O TytoCare tem sete funções: Otoscópio (utilizado para observar o interior da orelha), Oroscópio (exame que permite a visualização da cavidade oral e das estruturas que compõem essa região), Dermatoscópio (auxilia na avaliação das lesões de pele e visualização precisa de eventuais lesões cutâneas) e aparelho para ausculta cardíaca, pulmonar e abdominal, além do sensor de temperatura.

“Um dispositivo tecnológico que reproduz imagens e som com excelente qualidade. O médico pode avaliar toda estrutra de ouvido, infecções de garganta, auscultar pulmão, coração e abdome, além de medir frequência cardíaca e temperatura. Cada vez mais diminuímos a necessidade de consultas presenciais, ampliamos o acesso e oferecemos mais celeridade em diagnósticos”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

O novo aparelho se soma à estrutura do serviço de Telemedicina, iniciado em agosto de 2022, com cinco consultórios virtuais instalados no Complexo Hospitalar de Clínicas. Já são 13 especialidades atendidas: cardiologia, dermatologia, neurologia, vascular, otorrinolaringologia, endocrinologia, reumatologia, urologia, nefrologia, psiquiatria, hematologia, alergologia e pneumologia.

Desde então, a Prefeitura conseguiu ampliar a capacidade de atendimento e alcançou agilidade na obtenção de diagnósticos. São mais de 21 mil atendimentos virtuais em apenas sete meses.

 

Foto: Eric Romero / PMSCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *