São Bernardo terá Hospital Municipal de Olhos

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta sexta-feira, 10 de agosto, a ordem de serviço para a construção do HMO (Hospital Municipal de Olhos), equipamento que será dedicado exclusivamente ao tratamento oftalmológico na cidade. O investimento na implementação do equipamento será de R$ 5 milhões, financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com prazo de execução de dez meses.

 

O ato foi acompanhado pelo vice-prefeito, Marcelo Lima, pelo secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, vereadores e moradores do bairro. De acordo com o chefe do executivo, a obra representa importante avanço nas políticas públicas para o diagnóstico e tratamento de doenças oculares.

 

“Este é mais um projeto audacioso da nossa gestão porque, mais do que construir e entregar, é preciso planejar o custeio do serviço depois de entregue à população e estamos fazendo isso. Será um equipamento que se soma à nossa rede de saúde municipal, com atendimento de uma demanda extremamente importante. É relevante também para a educação das crianças, que muitas vezes têm dificuldade de aprendizagem por algum problema de visão”, defendeu Morando.

 

Localizado na Rua Kara, 207, no Centro, o edifício antes pertencente ao parque Cidade da Criança foi desmembrado para ser totalmente reformado, para a nova funcionalidade, e terá sua área construída ampliada em 240 m² para atender o programa assistencial e as adequações de acessibilidade. Quando entregue, o espaço contará com área construída de aproximadamente 2 mil m².

 

A partir da implementação do hospital, todos os procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, serão realizados pelo município, inclusive com a ampliação da oferta e redução da demanda ao Hospital de Clínicas, conforme relata Reple Sobrinho. “Hoje, os serviços ofertados são descentralizados: as consultas são realizadas nas duas Policlínicas e as cirurgias são realizadas no Hospital de Clinicas e em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC. Vamos concentrar todos os procedimentos oftalmológicos da rede em um único equipamento, o que vai facilitar e dar celeridade ao tratamento dos pacientes”, explicou.

 

Estrutura

O futuro Hospital Municipal de Olhos contará com oito consultórios, três salas de exames, sala de laser, área de preparo do paciente, três salas para pequenos procedimentos, uma sala de cirurgia, salas de espera principal, ambulatorial e de diagnóstico, além de recepção.

 

5° Hospital Público de SBC 

Assim que entregue, o HMO será o quinto equipamento na rede hospitalar de São Bernardo, junto do novo Hospital Anchieta (HA), Hospital de Urgência (HU) Mauricio de Almeida Soares, Hospital de Clínicas (HC) e do Hospital da Mulher (HM), que assim que entregue, substituirá o atual Hospital Municipal Universitário (HMU).

 

Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *