São Bernardo mantém uso de máscaras em escolas, transporte público e unidades de saúde

A Prefeitura de São Bernardo vai liberar a partir desta sexta-feira, 18 de março, o uso de máscaras em todos os locais fechados, como comércios, academias, templos religiosos, teatros, cinemas, estabelecimentos de ensino superior, entre outros. As exceções são as escolas municipais, estaduais e privadas, que continuam com a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes, bem como o transporte público e todas as unidades de saúde, incluindo laboratórios, consultórios, entre outros. Além disso, funcionários de estabelecimentos de consumo imediato de alimentos e bebidas também devem continuar fazendo uso das máscaras.

Em eventos com público superior a 500 pessoas continua obrigatória a apresentação do comprovante vacinal. O documento poderá ser apresentado por aplicativo de celular, chamado E-saúde, ou em formato físico. Em São Bernardo, o uso de máscaras já não era obrigatório em locais abertos e de consumo imediato de alimentos e bebidas desde o dia 11 de março. O novo decreto será publicado nos atos oficiais desta sexta-feira.

Nas unidades escolares, além do uso de máscaras, será obrigatório o cumprimento das demais medidas sanitárias adotadas ao longo da pandemia, como disponibilização de álcool-gel. A manutenção dos cuidados baseia-se nos índices de vacinação do público na cidade. Atualmente, 16% das crianças de 5 a 11 anos do município ainda não foram vacinadas com a primeira dose e cerca de 70% ainda não receberam a segunda dose.

“O uso da máscara passa a ser facultativo em todos os espaços abertos e na maioria dos espaços fechados. Aqui em São Bernardo as escolas continuam mais uma semana com o uso obrigatório do item, devido aos índices de vacinação do público. A obrigatoriedade também está mantida no transporte público e nas unidades de saúde. Na próxima semana, o nosso Comitê de Combate ao Coronavírus municipal voltará a avaliar as medidas”, explicou o prefeito Orlando Morando.

 

Demais cidades

 As outras seis cidades da região (Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) definem nesta sexta se acompanham o decreto estadual de liberação das máscaras ou se mantém a obrigatoriedade e outros setores além do de transporte e de saúde.

A decisão será feita pelo colegiado do Consórcio Intermunicipal do ABC em uma reunião às 8h30. Segundo apurou a reportagem o Eagle News, a tendência é que eles sigam o decreto do governador João Doria.

 

Foto: Gabriel Inamine / PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *