São Bernardo libera máscaras no transporte coletivo e de profissionais de bares, restaurantes e lanchonetes

 

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou nesta quinta-feira, 08 de setembro, em live pelas redes sociais, a desobrigação do uso de máscaras no transporte público e por funcionários de bares, restaurantes e lanchonetes. A medida entra em vigor nesta sexta-feira, 09 de setembro, com a publicação do decreto municipal.

 

Além de São Bernardo, o uso também foi desobrigado no transporte público e metrô pelo governo do Estado de S. Paulo e prefeitura da capital.  Tanto no Estado como em São Bernardo, a obrigatoriedade está mantida para hospitais, clínicas e outros serviços de saúde.

 

A medida foi possível após parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Estado aprovar. “Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da covid-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo”, aponta o comunicado conjunto do Estado e capital.

 

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, os casos de internação por covid caíram 90% no Estado, o que possibilita a desobrigação do uso de máscara no transporte público.

 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *