São Bernardo investiga se morte de adolescente de 16 anos está ligada à vacina da Pfizer

O ministro da saúde Marcelo Queiroga suspendeu na tarde desta quinta-feira, 16 de setembro, a vacinação em jovens de 12 a 16 anos. O motivo , segundo ele, é a falta de evidências da eficácia  do imunizante e alguns efeitos colaterais que teriam sido apresentados pelos jovens. Ele também citou a morte de um jovem de 16 anos em São Bernardo que teria ocorrido após ter sido vacinado na cidade.

A prefeitura de São Bernardo confirma o óbito e afirma que o caso foi comunicado à Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, que investiga o caso.  “ A Prefeitura de São Bernardo do Campo esclarece que compete ao município a aplicação da vacina. Informa que, após ter conhecimento do falecimento da adolescente de 16 anos, ocorrido no Hospital e Maternidade Vida’s, situado na cidade de São Paulo, realizou, prontamente, a notificação do caso à Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo para as devidas investigações.  Não há, até o momento, qualquer comprovação que relacione a vacinação da adolescente com sua morte. O município segue a diretriz do Plano Estadual de Imunização (PEI) e, desde 16 de agosto, realiza a aplicação da vacina contra o coronavírus no público adolescente (12 a 17 anos) com o imunizante da Pfizer”, diz a nota.

 

Vacina mantida

O governo do Estado de São Paulo manteve a vacinação no público de 12 a 17 anos com a vacina da Pfizer. “O Comitê científico do Estado nos recomendou manter a vacinação. O Estado de São Paulo vai manter a imunização de jovens de 12 a 17 anos. Não há qualquer evidência científica que obrigue a interrupção”, disse o governador João Doria.

 

Foto: Divulgação

 

Veja também:

Anvisa investiga morte de adolescente do ABC e ressalta que vacina da Pfizer é segura para jovens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *