ABC

Prefeitura de S. Bernardo dará intercâmbio para alunos da rede pública

A Câmara Municipal de São Bernardo aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, 19 de março, o projeto Conecta São Bernardo, da administração, que garantirá intercâmbio para os alunos do Ensino Médio da rede pública da cidade. A iniciativa faz parte do compromisso do plano de governo do prefeito Marcelo Lima de ampliar oportunidades educacionais e abrir novas perspectivas para a juventude da cidade. 

“É algo inédito em São Bernardo, pavimentando oportunidades na Educação. Estamos dando uma chance real para que nossos jovens vivam uma experiência transformadora. Queremos que eles enxerguem um mundo de possibilidades e, quando voltarem para a nossa cidade, tragam esse conhecimento para suas comunidades, inspirando outros estudantes a também sonharem alto”, ressaltou o prefeito Marcelo Lima.

O programa atenderá alunos entre 15 e 17 anos, que deverão estar matriculados na rede pública e residir em São Bernardo há pelo menos dois anos. A seleção será conduzida pela Secretaria Municipal de Educação, que definirá a quantidade de vagas, os critérios de escolha e os países de destino. 

O secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa, destacou que a iniciativa é mais uma medida implantada pelo administração que reforça o compromisso da atual gestão com o futuro dos estudantes de São Bernardo. 

“A aprovação do Conecta São Bernardo é mais uma demonstração clara do compromisso da gestão com a Educação de nossa cidade. Essa iniciativa reforça o investimento contínuo na formação dos nossos jovens, garantindo que tenham acesso a novas oportunidades e ferramentas para construir um futuro de sucesso. Com esse programa, não apenas ampliamos horizontes, mas também incentivamos a busca pelo conhecimento e pelo crescimento pessoal e profissional dos nossos estudantes”, destacou o titular da pasta de Educação. 

Além das aulas de idioma no exterior, os estudantes receberão apoio financeiro para garantir sua estadia durante o período do intercâmbio. Além de aprender uma segunda língua e se preparar para o mercado de trabalho global, os participantes terão a missão de compartilhar seus aprendizados com colegas, professores e comunidades ao retornarem ao Brasil.

“Mais do que uma viagem para fora do país, o Conecta São Bernardo representa um novo horizonte para os jovens da nossa cidade, um programa que olha para o futuro”, concluiu o chefe do Executivo municipal.

 

Como participar 

A Secretaria de Educação publicará editais específicos detalhando as modalidades de intercâmbio, quantidade de vagas, critérios de participação e países de destino. Para concorrer, os alunos devem estar regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública de São Bernardo, ter entre 15 e 17 anos e residir no município há pelo menos dois anos. Além da experiência internacional, os selecionados receberão bolsas para sua permanência no Exterior e, ao retornarem, deverão compartilhar seus aprendizados por meio de projetos educacionais e atividades na comunidade escolar.

 

Foto: Divulgação PMSBC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *