Planta da Saab para Gripen de São Bernardo tem produção global

Com uma planta de 5 mil m2 em São Bernardo, a Saab, fabricantes e peças para o caça Gripen, comprado para substituir os F5 da FAB (Força Aérea Brasileira), é responsável pelas peças do modelo montado no Brasil e também nos da Suécia. Além de ser fabricante, a planta fará a manutenção dos aviões no país. De alta tecnologia, a Saab emprega 60 funcionários em São Bernardo.

Em evento realizado nesta terça-feira, 13 de setembro, na Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), o diretor geral da planta da Saab em São Bernardo, Fabrício Saito, destacou a importância estratégica da localização e estrutura logística das instalações locais. “Aqui estamos perto de portos, aeroportos, e temos universidades e mão de obra qualificada da indústria automotiva já adaptada para a aeronáutica. Portanto, já unimos as necessidades para o conhecimento, por isso, não viemos pra cá por acaso. A Saab reconheceu capacidade tecnológica no país, somos a terceira maior indústria aeronáutica no mundo”, revelou. Para ele, a experiência no setor automobilístico da mão-de-obra ajudou. Os funcionários foram treinados e rapidamente se adequaram às necessidades da Saab.

No evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Hiroyuki Minami, detalhou as etapas do crescimento da cidade, desde o setor moveleiro até a automotivo. Agora, disse, o setor aéreo e de defesa devem incrementar a economia do município e impulsionar todo o ABC.

O diretor de Cooperação da Saab, Luis Hernandez, destacou o programa de transferência de tecnologia do Gripen Brasileiro. A apresentação contemplou os objetivos e o escopo do offset (compensação comercial), as empresas brasileiras beneficiárias do programa e a atuação da Saab no Brasil.

“É importante frisar que o programa Gripen envolve a indústria de defesa nacional, não apenas na produção, mas também no desenvolvimento de estruturas, sistemas, aviônicos, ensaios em voo, manutenção da frota nas próximas décadas, entre outras coisas. Até 2025, mais de 350 engenheiros e técnicos brasileiros de empresas parceiras terão participado do programa de treinamento prático na Saab em Linköping, Suécia, nessas diferentes áreas”, explicou o executivo.

Sobre a linha na fábrica da Saab em São Bernardo, Hernandez explicou que a produção de aeroestruturas teve início em 2020, onde estão sendo produzidos o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira. “Temos um grande orgulho de sermos um parceiro estratégico da Força Aérea Brasileira e da indústria de Defesa nacional neste programa de alta tecnologia de longa duração, que resultou em uma ampla transferência de tecnologia para o Brasil”, frisou o executivo.

O Brasil já recebeu dois. caças Gripen que estão em testes. Até o fim do ano, segundo Hernandez, outros dois devem chegar. De acordo com o contrato de compra entre a FAB e a Saab, parte dos aviões chegarão prontos e os demais serão montados no Brasil. Já, as peças da planta de São Bernardo irão para a Suécia, onde equiparão os modelos comercializados tanto para o Brasil como para os de outros país, globalizando a planta.

 

Caça próprio 

De acordo com ele, vários atributos foram levados em consideração pela FAB (Força Aérea Brasileira) para escolher o caça responsável pela defesa do espaço aéreo brasileiro pelas próximas décadas. “O Programa Gripen Brasileiro representa não apenas um grande salto operacional para a FAB, mas também a entrada do Brasil como parceiro em um programa de alta tecnologia. Um dos itens mais estratégicos do programa foi o envolvimento da indústria de defesa nacional, através de um extenso programa de transferência de tecnologia, iniciado em 2015”, revelou.

Hernandez explicou que a curto e médio prazo, essa base industrial será capaz de apoiar a cadeia logística; de fazer a manutenção dos principais sistemas e sensores; a integração de novas capacidades e armamentos; e as modernizações do Gripen.

“No futuro, com todas as lições aprendidas através do programa de transferência de tecnologia, a meta do governo brasileiro é a de que o país tenha a capacidade de desenvolver o seu próprio caça de próxima geração utilizando a sua base industrial. São pouquíssimos os países no mundo com o conhecimento e a capacidade de desenvolver e produzir caças supersônicos”, frisou.

 

 

Programa Gripen Brasileiros

O evento Programa Gripen Brasileiro foi viabilizado em parceria da Acisbec com a ADESG-ABC (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra). Segundo o presidente da Acisbec Valter Moura Júnior, também representante da ADESG, programação marca a retomada da atuação da regional do ABC. “Nada mais importante do que difundirmos a importância de uma indústria da defesa aqui na nossa cidade e que há interesse das multinacionais em investirem no nosso país”, comentou.

Ney Duarte, delegado da ADESG-SP, trouxe também outra novidade e anunciou durante sua apresentação: o lançamento do CEPE (Curso de Estudos de Políticas e Estratégias) em São Bernardo. “Queremos resgatar os valores patrióticos que estão fazendo falta no nosso país. Não temos nenhuma vinculação partidária e a nossa finalidade é estudar o Brasil e temos a intenção de passar essa filosofia para os estagiários, de carinho com a bandeira, com o país”, frisou.

A planta da Saab em  São Bernardo foi construída em 2018, está instalada em cinco mil metros quadrados, localizada no Bairro Cooperativa e possui 60 funcionários. Os principais eixos de atuação da multinacional se concentram com as empresas de São Paulo; da Região e São José dos Campos, juntamente com depósitos em Brasília e Porto Alegre, além da base aérea de Anápolis (GO).

 

Sobre a Acisbec

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Ao longo dos anos, a Acisbec implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

 

Fotos: EBC e Theo Lucano/Eagle News 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *