Pfizer e BioNTech fecham contrato para fornecer mais 100 milhões de doses da vacina contra covid ao Brasil

A Pfizer Brasil e a BioNTech SE anunciam um novo acordo com o Ministério da Saúde contemplando o fornecimento de 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19 (Comirnaty) para  2022. As doses serão entregues por meio de uma programação mensal a partir de janeiro.

Como parte do acordo, o governo brasileiro também tem a opção de aumentar o número de doses previstas para serem entregues ao país em até 50 milhões de vacinas adicionais, elevando o número total de doses potenciais para 150 milhões de doses em 2022. Outros detalhes do acordo não foram compartilhados.

“Estamos muito felizes em continuar nossa parceria com o governo brasileiro, permitindo assim a imunização da população do país ao longo de 2022”, disse Marta Díez, presidente da Pfizer Brasil.

“À medida que olhamos para frente, as vacinas em andamento continuam sendo fundamentais no enfrentamento da pandemia da covid globalmente”, disse Sean Marett, diretor de negócios e comerciais da BioNTech. “É por isso que temos o prazer de continuar nosso trabalho com o governo brasileiro em 2022 para ajudar a ampliar o acesso às vacinas e proteger a saúde pública”, completou.

Recentemente, a Pfizer e a BioNTech anunciaram a assinatura de uma carta de intenção com a farmacêutica brasileira Eurofarma para a produção local da vacina de mRNA contra a covid, Comirnaty, e distribuição na América Latina.

A vacina Comirnaty, que se baseia na tecnologia de mRNA da BioNTech, foi desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer e recebeu a aprovação regulatória da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 23 de fevereiro de 2021. BioNTech é o detentor da Autorização de Introdução no Mercado nos Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, Canadá e detentor de autorizações de uso de emergência ou equivalentes nos Estados Unidos (juntamente com a Pfizer) e outros países. As inscrições para obter aprovações regulatórias nos países onde as autorizações de uso de emergência ou equivalentes foram inicialmente concedidas estão planejadas ou em andamento.

Até o momento, a Pfizer e a BioNTech enviaram mais de 2,1 bilhões de doses da vacina para mais de 161 países e territórios em todas as regiões do mundo. A Pfizer já entregou mais de 130 milhões de doses da vacina contra covid ao Brasil, e fornecerá mais 70 milhões de doses até o final do ano, de acordo com os dois contratos de suprimento estabelecidos anteriormente em março e maio deste ano.

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *