ABC

Pets precisam de cuidado durante a nossa quarentena

Ficar de quarentena não é fácil. Mas a companhia de um pet sempre ajuda.  Alegra e faz o tempo passar mais rápido. Mas será que eles estão gostando da experiência, de ficar o tempo todo com os tutores. Será que eles sentem que alguma coisa mudou? Eu acredito que sim. E por experiência própria.

A veterinária Caroline Bettini, da SPet, clínica junto à Cobasi Teodoro Sampaio, confirma a teoria. “Sim, eles sentem a alteração na rotina. Tanto na espécie canina como na felina”. Mas, se os cães adoram a companhia constate dos tutores, pois é uma espécie que interage com os humanos, tem maior dependência e gosta de contato físico, os felinos vão estranham a quarentena. “Os gatos em sua maioria estranham a presença dos tutores na casa, pois os felinos não se adaptam tão bem às mudanças de rotina”, diz Caroline.

A convivência em casa parece não ser o único problema em tempos de quarentena. Outra questão é em relação aos passeios. O ideal é tentar minimizar o tempo de exposição dos tutores e seus pets ao máximo, mas existem cães que precisam sair às ruas para fazer suas necessidades e gastar energia. “Nesses casos deve-se manter distância de pelo menos um metro de outros cães e humanos”, orienta a veterinária.

 Ao voltar para a casa, todo cuidado com o coronavírus é necessário. O tutor deixa os sapatos na porta e, se possível troca a roupa antes de entrar em casa. O pet dever ter as patas lavadas com água e sabão neutro e recomendado para uso pet. É necessário enxaguar bem para evitar resíduos e secar, se possível, com secador, para evita o surgimento de fungos. Álcool, nunca.  “O álcool 70% e álcool em gel não deve ser utilizado na pele dos pets, pois pode causar alergia!”, reforça Caroline.

 Se o tutor não puder sair com os pets, a opção é entreter os animais dentro de casa mesmo.  “Sempre indico brincadeiras saudáveis e evitar saltos em locais de piso liso ou escorregadio para não causar luxações e contusões. Atualmente no mercado pet, existem diversas opções de brinquedos que o tutor pode escolher tanto para cães quanto para gatos”, aconselha a veterinária.

Ela ainda complementa: “Brinquedos de tração, pelúcias e brinquedos intuitivos envolvendo snacks ajudam bastante principalmente àqueles cães que vivem em locais com espaço restrito. Para gatos o enriquecimento ambiental também é muito importante, fazendo uso de prateleiras, totens, arranhadores diversos e brinquedos que estimulam o raciocínio.”

Caroline dá dicas para passar a quarentena com os pets

Mesmo com muita diversão, ela afirma que uma das principais queixas neste momento é a ansiedade dos animais, muitas vezes projetada pelos seus tutores.”Indico também o uso de snacks naturais com fitoterápicos que junto às brincadeiras, ajudam a aliviar o estresse”, reforça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *