ABC

Patrulha de Natal começa hoje em São Bernardo com reforço de policiamento

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, lançou oficialmente nesta quarta-feira, 14 de dezembro, a edição da Patrulha de Natal de 2022, cujo objetivo é reforçar o policiamento nas principais regiões comerciais da cidade durante o período que antecede as festas de fim de ano, época em que o movimento de pessoas é mais intenso em decorrência das compras de Natal e Ano Novo.

Durante o lançamento da campanha, o prefeito destacou que diferente dos anos anteriores, a Marechal Deodoro não deve ser fechada apenas para os pedestres. Mas, se houver necessidade, o departamento de trânsito poderá interromper o fluxo de veículos sem aviso prévio. “Se houver muitos consumidores nas calçadas, que coloquem em risco a segurança, a Marechal poderá ser fechada, mas apenas em caso de segurança.”

A Patrulha de Natal consiste em aumentar o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal), com o pagamento de horas extras, e reforçá-lo com o das demais forças de segurança (Polícia Militar e Polícia Civil). Ao todo, a operação contará com 275 agentes a mais nas ruas, entre GCMs e Policiais Militares, além de 47 viaturas.

Entre esta quinta-feira, 15 e 31 de dezembro o contingente se concentrará em regiões estratégicas, como a Rua Marechal Deodoro e vias adjacentes, tradicional centro comercial da cidade; Avenida do Taboão; centro do Rudge Ramos; Avenida João Firmino, no Assunção; centro do Riacho Grande; Avenida Tiradentes, no Ferrazópolis; Avenida Dom Pedro de Alcântara, na Vila São Pedro; e entorno de grandes shoppings.

“Este não é um modelo novo. Já estamos fazendo essa operação ao longo de toda a nossa gestão. Os números da violência não são satisfatórios, mas nós fazemos acompanhamento todos os meses dos índices de segurança. Sabemos dos problemas e a nossa obrigação é reforçar o policiamento, com integração entre as forças de segurança”, ressaltou o prefeito.

 

 

Comerciantes

Para o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Indústrial de São Bernardo), Valter Moura Júnior, a medida ajuda os comerciantes e clientes nesta época do ano, quando o movimento é maior. “Já discutimos na Associação várias ações a respeito de segurança pública e sempre fomos bem atendidos. Nessa época do ano é fundamental o reforço do patrulhamento, pois se trata da melhor época para o varejo. Portanto, é uma medida que interfere positivamente e ajuda diretamente nas vendas”, explicou Júnior.

Normalmente os comércios da Marechal Deodoro e das demais ruas da cidade ficam abertos até às 20h. O prefeito destaca que a  Patrulha de Natal ficará nas ruas das 8h às 20h, inclusive aos domingos.

 

 

Patrulhamento

As ações policiais durante a operação serão realizadas por meio de patrulhamento policial a pé, rondas motorizadas, bases móveis, rondas com bicicletas e cavalaria, com objetivo de inibir roubos, furtos e demais crimes. “Essa operação tem a finalidade de dar mais segurança para as pessoas. Sabemos que nesse período tem um incremento de consumidores e isso acaba atraindo pessoas mal intencionadas”, frisou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, ao emendar que a iniciativa também conta com o auxílio do Departamento de Trânsito para garantir a segurança viária nesse período.

 

 

Orientações

Lançada em 2017, a Patrulha de Natal também concentra ações de orientações de segurança (por meio de panfletagem) para os consumidores durante as compras, com dicas como: períodos ideais para fazer compras e fugir multidões, cuidados estratégicos para evitar roubos, como a preferência pelo uso de cartões em vez de dinheiro e cuidados com crianças.

A cerimônia de lançamento da Patrulha de Natal ocorreu no Marechal Plaza Shopping, no Centro, e contou com a participação do comandante da PM no Grande ABC, o tenente coronel Marcelo Gonçalves Gaspar, do delegado seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian e do presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura Júnior.

 

Fotos: Théo Lucano/Eagle News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *