Ocupação de UTIs no ABC cai e chega a 61%

O número de pacientes com covid-19 internados em leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva)  tem apresentado importante redução com o avanço da vacinação nas sete cidades (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Hoje, segundo dados do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a ocupação das UTIs na quinta-feira, 08 de julho, era de 61,3% na região. Em abril, a taxa chegou a 90,6%.

Em 02 de abril, o número de pessoas internadas pela doença na região era de 1.245, enquanto a vacinação totalizava cerca de 400 mil doses aplicadas.
Atualmente, com mais de 1,6 milhão de doses aplicadas nas sete cidades, o número de internados é de 736 pessoas. Os dados de internação são da Fundação Seade, e os relativos à vacinação são das secretarias municipais de Saúde do Grande ABC.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou que a redução dos números é resultado dos esforços e da agilidade dos municípios em colocar em prática suas estratégias para acelerar a imunização.

“É fundamental avançarmos na vacinação da população, mesmo diante dos números de internação em queda. As cidades do ABC vão seguir em frente neste grande esforço para nossa região vencer o coronavírus”, afirmou Serra.

As sete cidades do ABC iniciaram a imunização contra o novo coronavírus em 19 de janeiro. O cronograma de vacinação foi definido pelos prefeitos da região, que se reuniram em assembleia extraordinária do Consórcio ABC, conforme os grupos prioritários da Saúde e demais indicados pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).

A vacinação em cada um dos municípios do ABC é realizada conforme o número de doses recebido individualmente pelas prefeituras, que realizam a imunização de acordo com suas particularidades e também fazem o controle em relação à aplicação da segunda dose.

Foto: Angelo Baima/PSA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *