ABC

Mesmo com ampliação, São Bernardo tem apenas 4 leitos disponíveis de UTI

No dia em que as sete cidades do ABC anunciaram novas medidas de restrição, como a antecipação de 04 feriados, proibição da venda de bebidas alcoólicas e fechamentos de mercados e padarias às 17h, São Bernardo registra nova alta no número de internados nas UTIs públicas.

Segundo o boletim divulgado nesta segunda-feira, 22 de março, pela prefeitura, há 173 pessoas internadas nas UTIs. A cidade conta com 177 unidades de terapia intensiva para o tratamento da covid. Na semana passada, a prefeitura ampliou em 19 o número de UTIs na cidade e, mesmo assim, a totalidade já está praticamente ocupada.

Até o momento, a cidade confirmou 57.88, sendo que 1.693 pacientes foram a óbito. A rede de Saúde de São Bernardo conta atualmente com 508 leitos destinados a pacientes com coronavírus, sendo 331 deles em enfermaria e 177 UTI. Do total, 294 leitos de enfermaria e 173 leitos de UTI estão ocupados.
Mesmo com o agravamento da pandemia no ABC e com a ocupação praticamente de 100% dos leitos para tratamento intensivo, é comum ver aglomerações com pessoas sem máscaras.

Neste domingo,  GCM (Guarda Civil Municipal)  de São Bernardo encerrou três pancadões. Cerca de 750 pessoas foram dispersadas das festas clandestinas, todas realizadas de maneira irregular, em vias públicas do município, com pessoas aglomeradas, sem qualquer distanciamento social, máscara ou adoção de medidas de caráter preventivo para combater a disseminação do coronavírus.

A maior concentração de pessoas foi flagrada na Avenida Juscelino Kubitschek, no Jardim Nazareth, onde a GCM encerrou festa irregular com cerca de 400 jovens. Durante a ação, frequentadores bloqueavam a via, inclusive, com a presença de carros de som. Com a chegada dos guardas municipais, os jovens fugiram por ruas paralelas. No início do mês, a corporação já havia encerrado outro pancadão no mesmo ponto.

Ainda ontem, uma festa irregular com cerca de 200 pessoas, realizada na Rua Ieda Luiz de Souza, no Sítio Bom Jesus, foi dispersada pela GCM. Uma motocicleta abandonada por um dos frequentadores foi apreendida e levada ao pátio municipal. As equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) encerraram também um pancadão na Rua Carlos Drumond de Andrade, no Jardim Calux, sendo necessário o uso de munição química para dispersão de 150 pessoas que estavam aglomeradas na via.

“Vivemos o pior momento da pandemia e, infelizmente, ainda temos tido flagrantes de desrespeito às normas sanitárias. Situações lamentáveis que temos coibido com o maior rigor possível. Em São Bernardo, não iremos tolerar essas ocorrências. Por isso, nossa Guarda Civil Municipal continuará atuando diariamente para evitar que tenhamos casos de aglomerações”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
No domingo, a reportagem do Eagle News flagrou uma quadra no bairro Nova Petrópolis lotada de pessoas sem máscaras. Jovens jogavam bola, o que é proibido na fase emergencial. A GCM foi acionada.

 

Fiscalização

Entre sábado (20) e domingo (21), as equipes de fiscalização da Prefeitura de São Bernardo fecharam 105 estabelecimentos por funcionamento irregular e desrespeito às normas sanitárias. Houve ainda apreensão de sete veículos. A operação contou com apoio da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico.

Foto:  Ricardo Cassin e Eagle News

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *