ABC

Jararaca é resgatada em residência de Ribeirão Pires

O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires atendeu na manhã desta sexta-feira, 14 de maio, chamado para resgatar uma cobra da espécie Bothrops jararaca, mais conhecida como Jararaca da Mata, em uma residência no bairro da Vila Suíssa. A cobra foi retirada da residência pelos agentes Allan, Paulo,Thainan e Murilo, e devolvida à mata, em região afastada das casas.

Além de peçonhentas, as serpentes desta espécie são agressivas e sua picada podem causar danos severos à saúde, sendo necessário atendimento médico imediato e aplicação de soro antiofídico.

É comum que cobras como essa sejam encontradas na cidade, como explica Jéssica Piovezan, coordenadora responsável pelo CCZ. “Ribeirão Pires é uma cidade com matas e características ideais. Então, as cobras e outros animais, principalmente os roedores, saem em busca de alimentos e também à procura de sol, por isso, acabam entrando nas residências”, esclarece a coordenadora.

Por se tratar de um animal venenoso, é de responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses realizar a captura e manejo desses animais. O CCZ atende através do telefone: 4824-3748.

 

Outro Chamado –  No bairro Jardim Dois Melros, um Saruê Marsupial da espécie Didelphis Aurita, que pode ser um intermediário do Trypanosoma cruizi,  causador da doença de Chagas, foi resgatado em outra residência e também solto na mata. Possivelmente, o animal foi em busca de alimentos ou moradia.

 

Foto: Divulgação PMRP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *