Índice de violência sexual contra crianças e adolescentes em Santo André preocupa vereador

O vereador Eduardo Leite (PT), alertou o prefeito de Santo André, Paulo Serra Paulo (PSDB), quanto o aumento de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município.  “Um aumento de 40% nos casos de abuso sexual é um número significativo, não podemos conviver com essa barbárie, isso não pode ser naturalizado”, lamenta.

Na opinião do vereador é preciso estruturar melhor o trabalho dos três Conselhos Tutelares, “são 15 conselheiros para atender uma cidade com 700 mil habitantes.” “Não pode passar como um assunto de rotina, não podemos banalizar um aumento de 40% nos casos de abuso sexual, isso porque existe ainda uma subnotificação. O poder público precisa ser firme contra esses infratores.  Não podemos aceitar isso na nossa cidade e em nenhum lugar. São poucos conselheiros que trabalham sem a garantia e proteção, o que dificulta realização do trabalho”, acrescenta Eduardo Leite.

O petista sugeriu ao prefeito Paulo Serra que,  após constatar o aumento dos casos de violência sexual, apresente uma resposta para a sociedade.” É preciso preparar melhor os equipamentos de saúde do município para identificar indícios de violência física ou sexual, as Unidades Básicas de Saúde, UPAS. Incluindo as escolas, as EMEIEFs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e creches. Além de capacitar cada vez mais os profissionais que atuam nessas áreas. Eles também precisam estar preparados para identificar casos de violência física ou sexual contra crianças e adolescentes”. Devido à  gravidade da situação, o vereador ainda sugere que tenha nos Conselhos Tutelares da cidade a presença do guarda Civil Municipal ou da Polícia Militar,” acho que nem é uma atribuição exclusiva do município, acho que o Estado tem que garantir a segurança dos Conselheiros Tutelares que também são ameaçados pelos agressores”. Conclui o vereador petista.

 

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *