Inacabado e com poucas lojas abertas, Shopping Nova Estação é inaugurado em Mauá
Lançado em julho de 2022 e previsto para ser entregue em maio de 2024, o Shopping Nova Estação foi entregue à população de Mauá nesta quarta-feira, 28 de maio, um ano após o prazo. E, como tem se tornado rotina em aberturas de shoppings no ABC, o centro de compras ainda não está concluído e poucas lojas já abriram as portas.
Com formato popular e lojas no formato de box, menos da metade já estava com as portas abertas no evento de inauguração. Em meio aos convidados e portas fechadas, era possível tropeçar em sacos de cimento e sobras de entulho.
O projeto foi viabilizado por meio de uma concessão realizada pela Prefeitura e custeado pela iniciativa privada, com um investimento de R$ 85 milhões. Quando estiver concluído, o local deve se tornar um dos mais importantes empreendimentos comerciais de Mauá e gerar cerca de 2 mil novos empregos. As lojas funcionarão das 9h às 21h.
Outro benefício da Nova Estação é o aumento da segurança: com as novas passagens, os usuários do transporte público não precisarão mais se arriscar ao atravessar as pistas internas do terminal. Além disso, os pedestres não precisam mais utilizar o viaduto até a Capitão João, o que previne acidentes e facilita a mobilidade.
Na primeira etapa da obra, concluída em 2024, foram entregues cinco plataformas, o que ampliou e qualificou o atendimento aos quase 130 mil passageiros que circulam diariamente pelo local.
“Quando decidimos tirar esse empreendimento do papel, pensamos que o povo de Mauá merecia um espaço moderno, confortável e com comodidade — onde fosse possível comprar um presente para a família, um remédio na farmácia antes de ir para casa ou um lanche antes de ir para a escola ou faculdade”, destacou o prefeito Marcelo Oliveira.

Estrutura
O shopping tem espaço que reúne 356 lojas, praça de eventos, bilheterias, escadas rolantes, banheiros acessíveis e wi-fi gratuito.
Nos próximos dias, será realizada a última fase do projeto, com a abertura do acesso direto do shopping ao terminal de ônibus e a entrega da Praça 22 de Novembro reformulada, com melhorias no paisagismo e integração com as lojas de rua.
A Prefeitura também prepara uma homenagem aos autonomistas, com a instalação de um monumento que reconhecerá a luta histórica da cidade pela emancipação.
Outros shoppings
Em 2013, em uma semana o ABC ganhou dois shopping, o Golden Square, em São Bernardo, e o Atrium, em Santo André. Entrando em uma crise econômica, os centros de compras tiveram dificuldade para abrir todas as lojas. Muitos espaços levaram anos para serem locados e a marca de ambos eram os espaços vazios.
Durante a pandemia, entre 2020 e 2021, o Golden conseguiu mudar seu perfil, que era para o público A e B, e atrair lojas mais populares e restaurantes, ocupando praticamente todas as lojas. Mas, nos últimos meses, os espaços vagos voltaram a assombrar o espaço.
Já, o Atrium continua lutando para que todos os espaços vazios sejam, finalmente, preenchidos. O local apostou em restaurantes temáticos, espaços de entretenimento, mas ainda continua com poucas lojas. O movimento no centro de compras de Santo André é puxado principalmente pelo Poupatempo do governo estadual e o Poupatempo da Saúde, da prefeitura de Santo André.
A expectativa agora é que o Shopping Nova Estação, em Mauá, consiga rapidamente concluir as obras e locar todos os espaços, garantindo as vagas prometidas e impactando positivamente o comércio da cidade.
Fotos: Diego Barros/PMM e reprodução

