Hospital veterinário público de São Bernardo começará a atender em setembro

O primeiro hospital veterinário publico de São Bernardo deve iniciar o atendimento em setembro deste ano, segundo o prefeito Orlando Morando. Nesta sexta-feira, 01 de julho, foi divulgado onde e como funcionará o novo centro de atendimento da cidade.

“Foi um compromisso previsto no plano de governo. É agora uma política publica que veio para ficar na cidade, já que os animais fazem parte das famílias e todas têm o direito de ter um em casa”, disse o prefeito. O hospital, que será em um prédio já existente no Centro de Controle de Zoonoses da cidade, na avenida Dr. Rudge Ramos, 1.740.

O secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Pery Cartola, comemorou o anúncio, já que o hospital é uma reivindicação sua há muitos anos. “É um sonho que se concretiza. Precisamos dar dignidade para os animais de todos, inclusive de pessoas em situação de vulnerabilidade. Agora eles vão poder receber o mesmo tratamento”, disse Cartola.

A instalação do hospital demandará investimentos de R$ 1,5 milhão, que foram disponibilizados pelo governo do Estado por meio de uma emenda da deputada Carla Mornada. O custo mensal deve ficar em torno de R$ 350 mil.

Segundo o prefeito, o local será destinado ao atendimento de animais dos moradores  de baixa renda, que não têm como pagar pelo serviço em uma clínica particular.  Serão 25 consultadas diárias, cerca de 500 por mês. Também haverá a meta de 400 castrações mensais. A administração ficará sob a responsabilidade de uma entidade sem fins lucrativos.

O Secretário da Saúde,  Geraldo Reple Sobrinho, pontuou que além das castrações, o hospital também irá atender outros tipos de ocorrências. “O equipamento veterinário também terá estrutura para atender animais vítimas de atropelamentos, doenças degenerativas, doenças parasitárias e contagiosas, transmissíveis ao homem ou não. Assim, teremos abrangência maior em saúde pública”, explicou.

 

Estrutura

O equipamento contará com consultórios, salas de centro cirúrgico, enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem. As entidades interessadas deverão comprovar condições materiais para o desenvolvimento dos serviços, além de fornecer toda a estrutura de mão de obra, formada por médicos veterinários, auxiliares, equipes de apoio, entre outros.

 

Transporte

Segundo o prefeito, será feito um estudo para determina como os animais que irão ao hospital poderão ser levado no transporte público. “Com certeza haverá a garantia dos que têm agendamento usar o transporte da cidade. Vamos ver como será feito, mas a circulação poderá ser nos horário de menor movimento”, disse Morando.

 

Castramóvel

Além do novo hospital veterinário, a Prefeitura conta com o serviço de castração itinerante, por meio do Castramóvel, inaugurado em 2020. O Castramóvel leva o serviço de controle populacional de animais aos bairros mais distantes e para a população mais carente do município, que tem dificuldade de acesso ao CCZ.

 

Foto: Theo Lucano/Eagle News

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *