Economia

Empreendimentos residenciais incrementam mix de shoppings do ABC

Nos últimos meses, vários empreendimentos residenciais foram lançados nas cidades do ABC. Voltados para todas as classes sociais, as futuras moradias já agregam valor à região onde se encontram, principalmente nos setores de comércio e serviços. Isso é o que mostra o incremento do mix dos principais shoppings das proximidade dos futuros condomínios.

Em São Bernardo, a região da avenida Kennedy e da avenida Aldino Pinoti  já concentra inúmeros prédios residenciais e outros foram lançados, sendo vários de alto e médio padrão. A entrada destas famílias já impactou o comércio local. E alguns dos beneficiados foram o Shopping Metrópole e o Golden Square Shopping, que precisaram “ajustar” o mix de lojas instaladas, pensando agora em atender vários tipos de clientes nos diferentes públicos.

Segundo o gerente de marketing do Metrópole, Marcos Maltez, de segunda a sexta-feira passam pelo centro de compras jovens, pessoas que voltam do trabalho ou da escola, que fazem um almoço,  compras mais rápidas, vão a clínicas e bancos que estão instaladas no mall e na academia, se beneficiam de lojas e de serviços existentes no local. No final de semana são famílias que vão ao shopping para almoçar, assistir a um filme no cinema ou aproveitar o dia com as crianças e os pets nas atrações que o local oferece.

“Temos que pensar nos dois públicos. Por isso diversificamos o mix e incluímos cada vez mais os pets”, destacou Maltez. O Shopping Metrópole instalou há poucos meses uma praça para que os animais de estimação também tenham seu espaço de diversão. Em relação às lojas, o gerente ressalta que é importante ter restaurantes e outros serviços para atender a todos os visitantes. “Hoje o shopping é um espaço de lazer e serviços, não é apenas usados para as compras. E precisamos acompanhar essa mudança.”

O superintende do Shopping Metrópole, Rodrigo Galo, destacou que o mix de lojas está sendo ampliado já pensando nesta diversidade e do público maior que chegou com os novos empreendimentos. “Estamos com novos restaurantes e temos outro para abrir. A mudança da rede de cinemas, que passou a ser a UCI, também atende a uma expectativa maior por parte dos clientes”, ressaltou.

O Golden Square Shopping, na avenida Kennedy também tem se beneficiado com os lançamentos imobiliários da região. A superintentente Renata Salino disse que, mesmo em construção, os prédios das construturas Patriani e MBigucci já trouxeram resultados positivos ao mall. “O Golden tem restaurantes diferenciados, para todos os públicos. Há também lojas exclusivas na cidade e buscamos ser um espaço de solução para todos. Isto é, quem vier ao shopping terá de exames, comida de qualidade, academia, lojas de todos os segmentos e até mercado”, destacou Renata.

Segundo ela, há dias em que todos os restaurantes registram ocupação total. “Não há uma concorrência entre eles. Os estilos se complementam e podemos oferecer maior variedade para o cliente escolher onde quer ir”, disse Renata. Além da Praça de Alimentação e restaurantes, o Golden vai inaugurar nas próximas semanas outros dois espaços temáticos, que devem atrair um público mais jovem.

Renata acrescenta ainda que a inclusão e o acolhimento das famílias e suas diferenças estão incorporados ao Golden Square. “Temos um espaço de oração, que era uma capela. Mas, a região tem uma comunidade grande de mulçumanos. Então retiramos imagens e tudo o que remetia a apenas uma religião. O espaço agora é de todos”, acrescentou.

Em Diadema, a situação é a mesma. O Shopping Praça da Moça teve um reforço do mix, segundo o gerente de marketing Daniel Lima, por conta de um perfil mais amplo dos clientes. “É uma via de mão dupla, o shopping atrai empreendimentos residenciais e os construtores buscam a proximidade com o mall para os lançamentos imobiliários”, ressaltou.  No local, o setor de alimentação, com restaurantes conhecidos com o Outback foi algumas das mudanças percebidas. O Praça da Moça também atraiu lojas exclusivas no ABC por conta do público diferenciado aos finais de semana.

 

 

As construtoras

Para as construtoras, ter comércio forte nas proximidades é sim um dos pontos analisados na hora de escolher o terreno para um lançamento de um empreendimento, assim como o padrão. “Mesmo se for um empreendimento econômico, é melhor ter um comércio popular próximo do que uma região sem nada”, disse Milton Bigucci Júnior, diretor da MBigucci, uma das construtoras com lançamentos na região dos shoppings de São Bernardo.

No caso dos terrenos próximos a shoppings, Júnior destaca que os empreendimentos costumam ser mais caros, assim como os espaços disponíveis. “Se faz um produto melhor, com preço mais caro. Uma coisa chama a outra, o shopping chama um produto residencial melhor. A localização é a coisa mais importante no mercado imobiliário”, ressaltou o diretor da MBigucci.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *