Economia

Empreendimentos residenciais impactam gastronomia de S.Bernardo

Quem anda por São Bernardo percebe que o setor imobiliário anda a todo vapor. São empreendimentos residenciais para diversos segmentos, dos mais simples até os de alto padrão. E para os próximos meses outros devem ser lançados, como no bairro Nova Petrópolis, que receberá um projeto da construtora Patriani.

À medida que os condomínios se multiplicam pela cidade, novos espaços gastronômicos também surgem. A região das avenidas Kennedy, Aldino Pinotti, Lucas Nogueira Garcez, por exemplo, já recebeu unidades para atender a demanda dos novos moradores da cidade. Nomes como Buenas, Paris 6 e Ticino chegaram à região com culinária sofisticada. Sem falar nos temáticos, como o Jurassic World Restaurante e Beco Hexagonal, no Golden Square Shopping, que levam centenas de pessoas às filas para pode viver a experiência que proporcionam estes locais.

“Estes novos empreendimentos residenciais chegam com gente de fora,  pessoas que optaram por morar em São Bernardo e muitos com maior poder aquisitivo que agora será gasto na região. Com isso a cidade precisa estar preparada para atender à demanda deste público que busca mais qualidade na gastronomia. Este é um dos motivos que fez com que a cidade recebesse diversos restaurantes com perfil diferenciado, para atender aos novos dos clientes”, explica Valter Moura Júnior, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).  A maior diversificação de opções gastronômicas e de lazer seguram o consumidor na cidade.

Moura ainda destaca que a proximidade da Atento (que tirou os funcionários da sede física e deixou o prédio vazio e provocou o fechamento de vários comércios), deve voltar a ter destaque assim que os empreendimentos estiverem concluídos. “Quem tiver visão empresarial já vai pensar em uma padaria, supermercado e outros comércios para atender aos futuros novos moradores”, acrescentou.

A meta da Patrini, segundo CEO da empresa, Bruno Patriani, é iniciar as vendas dos condomínios do Nova Petrópolis ainda neste ano, entre novembro e dezembro. A previsão anterior era para apenas 2024, mas diante do sucesso de venda de outro empreendimento da empresa em agosto, o do Nova Petrópolis será adiantado. “Vamos usar o espaço que a Prefeitura nos autorizar para erguer o stand de vendas, mas queremos iniciar as vendas ainda este ano”, destacou Bruno.

 

 

Para Patriani, quando um cliente busca um apartamento para morar ele conhece primeiro a região onde está o lançamento. O futuro comprador quer bairro bom, com infra-estrutura e  comércios do mesmo padrão. “O morador já começa a circular nas proximidades do empreendimento antes mesmo de receber as chaves. Eles já consomem, já vão aos restaurantes”, destacou o CEO.

O proprietário do restaurante Paris 6, recém inaugurado em São Bernardo, Fladmir Faciulo, aponta a chegada de novos moradores com um dos fatores que contribuíram para a escolha do local. “Quando compramos o terreno onde hoje é o Paris 6, visualizamos que a região iria crescer com a  chegada de novos empreendimentos residenciais, muitos até mais exigentes. São Bernardo tinha falta de uma gastronomia mais refinada de rua. Agora começa a receber os bons restaurantes.” E o sucesso da unidade já é visível, pois nas primeiras semanas o movimento foi acima do esperado pelo empresário.

Para o prefeito Orlando Morando, o setor de construção civil é importante para a economia da cidade. Além de grande e importante gerador de emprego durante as obras e depois é um contribui para o aquecimento de economia por meio de novos serviços e comércios. Sobre a chegada de novos restaurantes, principalmente os de rua, o prefeito destaca que a cidade tem espaço (físico e de público) para receber muitos outros.

 

 

Frango com Polenta

Conhecida como a cidade da Rota do Frango com Polenta, São Bernardo deixou o gigantismo destes restaurantes para trás. Não por problemas econômicos, mas por ser uma tendência ultrapassada.  Segundo o presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Beto Moreira, era um modelo que não cabe mais nos dias de hoje. “Poderiam funcionar atualmente como casas de show, mas não como restaurantes. O perfil do cliente mudou, quer espaços menores e maior diversidade nos pratos servidos ”, disse Moreira. Além disse, segundo Valter Moura Júnior, os funcionários da Volks eram frequentadores da rota do frango com polenta. Mas, explicou, a montadora reduziu o quadro e ainda montou restaurantes para que os trabalhadores fiquem na empresa no horário de almoço, o que acelerou o processo de fechamento dos restaurantes do local.

 

Fotos: Theo Lucano/Eagle NEws

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *