ABC

E dos cuidadores, quem cuida?

Quem tem filhos pequenos sabe que tem hora que bate o desespero por não conseguir ir fazer um simples xixi ou tomar um banho quando não há mais ninguém com quem dividir a tarefa. Já imaginou se você cuidasse sozinho de uma pessoa com deficiência que exige atenção 24 horas por dia?

É, difícil. Mas tem muita gente nessa situação. São pessoas que abriram mão de tudo para cuidar de filhos ou familiares que têm deficiência de locomoção ou intelectual que demandam até de respiração externa para se manter vivos.

Há alguns anos, uma moradora de São Bernardo se viu debaixo de chuva sem ter para onde correr, com uma criança deficiente em um braço e uma recém-nascida, de 15 dias, no outro. O motivo: não perder a vaga para o tratamento da filha com deficiência. Além das duas meninas, ela ainda tem um filho, o mais velho, que aprendeu a se virar sozinho desde cedo, pela necessidade de atenção integral que a irmã com deficiência  exigia dos pais.

E assim como a Shirlei Zoboli, a protagonista dessa história, há muitas pessoas em situação parecida, quando a vontade é de sentar e chorar, mas, ao contrário, é quando se percebe a força que tem.

A história de Shirlei aconteceu há muitos anos. Entretanto, a realidade não mudou e hoje ela busca dar visibilidade ao cuidador.  Seus três filhos estão bem. A que tinha 15 dias e tomou chuva hoje é médica. A filha com deficiência também trabalha, mas ainda requer cuidados e atenção. O primogênito tornou-se um ótimo pai e se formou em Rádio e TV.

Saúde

O que pouca gente sabe é que o cuidador também adoece, precisa de cuidados, sem abrir mão de sua vida social.

Se um filho fica doente os pais costumam faltar ao trabalho ou deixar toda a agenda de lado para correr com a criança ao médico. No dia seguinte, tudo volta ao normal e ele consegue seguir a rotina.

Um cuidador não. Segundo Shirlei,ele nunca sabe como será o dia seguinte, ele pensa no hoje, no agora.

Para ela, que tem um projeto pronto, as clínicas que assistem às pessoas com deficiência poderiam ter um espaço para atender aos cuidadores simultaneamente, contemplando também o tratamento psicológico.

 Há até a preocupação para que o cuidador consiga ter um pouco de diversão fora de casa.

Como Shirlei, muitas pessoas passam por situação parecida. Vamos abordar outras histórias de cuidadores e mostrar como a vida deles também poderá ser melhorada, e muito.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *