Dicas para ser mais otimista no seu dia a dia
Por Rosangela Sampaio
Estamos vivendo um período conturbado, incerto e com diversos questionamentos. Tudo bem, mas não podemos deixar de lado a fé, a esperança e o otimismo.
Uma pessoa que mantém pensamentos e atitudes otimistas, mesmo perante às adversidades, se torna mais feliz, realizada e consegue superar os conflitos com mais rapidez e eficiência.
O foco central deve ser sempre os pontos benéficos e que proporcionam bem-estar.
Para te ajudar a ser mais otimista, separei algumas dicas para você desenvolver o otimismo, mudando a sua forma de pensar e de agir diante dos desafios:
– Assuma o compromisso de ser mais otimista;
– Analise suas crenças para entender como você interpreta a realidade;
– Foque nas soluções, não no desafio em si;
– Comece a pensar sobre o que você pode fazer. Estabeleça metas e vá em frente;
– Faça pequenas anotações para se lembrar de que você está tentando mudar a maneira de ver o mundo e deixe-as visíveis (pode ser no espelho do banheiro, na porta da geladeira, na agenda ou aonde mais você achar viável);
– Manter um estado de otimismo é mais fácil quando você se sente bem. Falta de sono, má alimentação e poucos exercícios são fatores que interferem em seu humor e energia;
– Pergunte a si o que já foi feito, pois isso reforça o otimismo e ajuda a desenvolver a autoconfiança. Com isso, você tem ainda mais forças para ir adiante e conquistar novas metas.
Gostou das dicas? Então, lembre-se de que você pode sempre mais do que imagina e compartilhe essas sugestões com seus amigos. Juntos somos mais fortes e vamos além!
Quem é Rosangela Sampaio?
Rosangela Sampaio é psicóloga, palestrante, escritora, coach de carreira e apresentadora do programa Mulheres em Flow.

Dentre seus trabalhos literários estão o capítulo “O poder do autoamor”, da obra “Autoamor – Um caminho para regulação emocional e autoestima feminina”, além das coordenações editoriais e coautorias dos livros “Sem Medo do Batom Vermelho”, onde aborda um tema que é sempre polêmico, a rivalidade feminina, e “Mulheres Invisíveis”, sobre violência contra a mulher.
Também é colunista de portais expressivos e revistas nacionais, entre eles O Segredo, Revista Vivendo PlenaMente, Revista Cenário Minas e Revista Statto, onde leva informações sobre saúde mental para todos com uma linguagem leve, acessível e mostrando que disfunções emocionais fazem parte da vida de todos, não apenas “de gente fraca”.
Saiba mais sobre o seu trabalho em @rosangelasampaiooficial.