Dasa identifica aumento na taxa de positividade para covid e Influenza na última semana no país

Levantamento realizado pela Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, identificou aumento recente na taxa de positividade para SARS-CoV-2, que passou de 3,34% em 18 de dezembro de 2021, para 11,40% em 26 de dezembro de 2021, com base nos exames realizados nas mais de 900 unidades ambulatoriais da rede espalhadas pelo Brasil. No dia 4 de dezembro, a positividade era de 1,38%.   A média da taxa de positividade anual (2021) para covid-19 da Dasa, até o dia 26 de dezembro, é de 23,37%, com picos nos meses de abril e maio, quando a positividade chegou a 40%.

 

Influenza

Para influenza, a taxa de positividade passou de 17%, em 19 de dezembro de 2021, para 24%, em 25 de dezembro de 2021, com base nos exames realizados em todas as unidades ambulatoriais nacionais da Dasa. No dia 1º de dezembro, a taxa de positividade era de 7%.

Segundo o Virologista da Dasa, José Eduardo Levi, o aumento na positividade de covid e influenza pode ter sido influenciado pelas festas de fim de ano, quando parte da população deixou de usar a máscara em encontros com maior concentração de pessoas. A nova variante Ômicron, nos casos da Covid-19, é outro possível fator para o crescimento da positividade.

A Dasa alerta para o cuidado com a saúde em relação às celebrações de final de ano, quando há maior circulação das pessoas e, consequentemente, maior exposição a infecções virais. A rede reforça a importância do uso da máscara e, no surgimento de qualquer sintoma gripal, evitar encontros familiares.

 

Hospitais Santa Paula e Nove de Julho

Considerando o recorte estatístico de alguns dos hospitais da Dasa em São Paulo, os números refletem um aumento nos atendimentos de pacientes com sintomas de doenças respiratórias. De 16 a 27 de dezembro de 2021, o Hospital Santa Paula registrou um aumento no atendimento de casos de pacientes com sintomas respiratórios, em comparação com a primeira quinzena do mês. Atualmente, em média, 55% dos pacientes atendidos apresentam sintomas de doenças como covid e Influenza, entre outras doenças respiratórias. Até o dia 15 de dezembro, dos pacientes que procuraram a Emergência do hospital, a média era de 40% de sintomáticos respiratórios.

Já no Hospital Nove de Julho, houve crescimento de 18% no número de casos de influenza e 2% de casos de covid entre os pacientes atendidos na Emergência, no período de 20 a 26 de dezembro deste ano, em comparação com a média da semana anterior. Sobre a ocupação de leitos, o número de internações dobrou no mesmo período comparativo, porém são casos de menor gravidade, e a maioria deles sem necessidade de terapia intensiva. 

 

Sobre a Dasa

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 20 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 40 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.

Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado e integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 16 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil.

A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas. Para mais informações, acesse: dasa.com.br

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *