ABC

Covid: São Bernardo atinge 1.002 mortos. Pandemia volta a acelerar

Dados do Plano São Paulo atualizados hoje, 17 de novembro, confirmam a morte de 1.002 pessoas pela covid-19 em São Bernardo. O número é o maior entre as sete cidades do ABC. Santo André, a segunda cidade da região em relação aos óbitos, soma 663 até hoje.

São Bernardo também teve uma ligeira alta na ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), passando de 37 no dia 08 de novembro, para 47 ontem. A Prefeitura ainda não divulgou os dados desta terça. Em relação aos casos, até segunda, 16 de novembro, 32.087 tinham sido confirmados.

Aceleração

Monitoramento do Imperial College de Londres aponta que a RT (taxa de transmissão do novo coronavírus) voltou a subir no Brasil. Dados levantados até ontem mostram que o índice está em 1,10.

O resultado indica que cada 100 pessoas infectadas com o vírus transmitem para outras 110. Na semana anterior, este índice era de 0,68, no qual cada 100 pessoas transmitiam a doença para outras 68, provocando uma desaceleração do contágio.

Estado de São Paulo

E não é apenas no país que a pandemia voltou a ganhar força. No Estado de São Paulo, a taxa de transmissão também está acima de 1 (1,05), o que indica tendência de aceleração nas infecções. As projeções mostram que ela deve chegar, na próximo segunda, dia 23, a 1,11. Na capital, o índice está ainda mais alto. A tendência é que passe dos atuais 1,36 para 1,41.

Ontem, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governo confirmou uma alta de 18% nas internações nas redes pública e privada. Se for realmente uma tendência e não apenas um reflexo do feriado prolongado será possível a volta das restrições para reduzir a propagação do coronavírus.

Confira dos dados no site do Plano São Paulo: https://www.seade.gov.br/coronavirus/

Foto: Divulgação PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *