Bem Estar

Compostagem garante frutas frescas e sem agrotóxicos na varanda de casa

Já pensou em abrir a porta da varanda e colher um limão ou qualquer outra fruta fresquinha e sem agrotóxico mesmo em um apartamento? Ou ter sempre flores vivas alegrando a casa? Mas isso é impossível, vão dizer alguns. Não, não é.

E vamos além, e se a gente pudesse produzir o próprio adubo em casa, garantindo uma fruta ou tempero limpos de qualquer produto químico? E mais, você poderá vender o excedente, ganhar um dinheirinho e ainda reduzir o lixo que produz diariamente. Isto tudo é possível sim e bem mais fácil do que imagina.

A planta a gente compra na forma de muda ou como sementes. Mas, e o adubo? Bom, esse a gente faz com o lixo orgânico, aquelas cascas de ovos, restos de frutas ou legumes que desperdiçamos ou não comemos. Esse processo se chama compostagem e pode ser feito dentro de casa.

A empresa Morada da Floresta, focada na redução de resíduos, foi fundada pelo casal Ana Paula Silva e Cláudio Spínola no ano de 2009 em São Paulo, é atualmente referência na produção de composteiras domésticas, também conhecidas como minhocários.

A experiência com compostagem se iniciou no fim da década de 1990, quando o artista plástico Cláudio Spínola conheceu estilos de vida mais saudáveis e naturais e iniciou as práticas da compostagem e agricultura urbana em sua residência. Após conhecer sua esposa, em 2006, outras práticas ecológicas entraram na rotina do casal. Nessa busca descobriram que os resíduos que geramos podem ser explorados e reduzidos.

Spínola desenvolveu a composteira doméstica com minhocas, a Humi, que cabe em um canto da cozinha do apartamento ou mesmo no quintal. E esse não foi o único projeto da empresa, que também tem fraldas e absorventes reaproveitáveis que surgiram após o nascimento da filha, a Violeta.

A vermicomposteira (composteira com minhocas) é formada com camadas de terra e minhocas. Todo o resíduo de frutas, legumes, aquele que a gente costuma chamar de lixo, é depositado em uma dessas caixas, tampadas.  Com o tempo, as minhocas fazem o seu trabalho e transformam o material em húmus e adubo líquido.  Sem cheiro e sujeira, mas com um resultado que enche os olhos na hora de colher. Todo o processo é explicado na aquisição, assim como os produtos que podem ser depositados e o processo para que não haja odor.

“A primeira sensação de quem compra uma composteira  é de felicidade. Depois, ela se torna o ponto turístico da casa. E, com o tempo, faz com que a família mude a alimentação. A composteira te faz entender a importância de uma alimentação saudável”, afirma Spínola. “Para as crianças, é uma festa e um aprendizado ver o resíduo contribuindo para gerar novas frutas e a importância das minhocas em todo processo”, completa.

 

 

A produção de adubo líquido e húmus dependem da quantidade de resíduos depositados na composteira. Mas, segundo o empresário, em cerca de 45 dias já é possível ter a produção para adubar as plantas.  “O excedente gerará economia de compra de adubo ou poderá ser comercializado, o que garante o retorno do investimento em seis meses”, disse Spínola.

Além das composteiras residenciais, a Morada da Floresta realiza cursos para crianças na sede da empresa, no bairro Butantã, e também nas escolas (suspensos durante a pandemia). As escolas também podem instalar um projeto de compostagem com a orientação da empresa. Há também produtos para  e condomínios.  Ah, tem muita gente famosa que tem a Humi em casa.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a composteira e ver quem tem em casa, acesse o site: https://composteira.moradadafloresta.eco.br/

 

Fotos: Divulgação e Eagle News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *