Comércio do ABC projeta melhora nas vendas para o Dia dos Pais

O anuncio de novas flexibilizações da economia a partir do próximo domingo, 01 de agosto, no Estado de São Paulo feito pelo governador João Doria animou o setor de comércio do ABC. Sobretudo por aconter semana antes de uma das principais datas do setor, o Dia dos Pais, que será comemorado dia 08 de agosto.

Com a nova flexibilização, lojas poderão funcionar com 80% da capacidade, maior volume desde o início da pandemia em março de 2020. Além disso, o horário permitido poderá ser até a meia-noite, ajudando bares e restaurantes.

O presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo Andsré), Pedro Cia Junior, acredita em um incremento de 15% nas vedas no comércio da cidade. “Para esta importante data do varejo, itens de informática, eletrônicos, moda e acessórios deverão registrar maior procura, porém com um tíquete não muito elevado. Não podemos esquecer que o comércio eletrônico continuará sendo um forte canal de venda”, destaca Cia Junior.

O dirigente baseia-se nos dados da Ebit|Nielsen que revelam o alto potencial que o Dia dos Pais representa para o e-commerce brasileiro. A data consolidou-se como a 5ª mais importante de 2020, ficando atrás do Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Black Friday, e a projeção é que neste ano os resultados sejam ainda mais expressivos.

Em São Bernardo, a expectativa do presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, é de que as vendas para a data subam 7% na comparação com o ano anterior.

“Será, claro, muito melhor que 2020, quando as lojas ficaram fechadas, algumas com drive-thru e outras com o comércio eletrônico. Esses aspectos negativos ficaram para trás e as regras para o funcionamento do comércio estão mais flexibilizadas. Isso tudo se soma ao fato de o consumidor querer sair de casa, poder escolher e fazer a sua opção do presente”, explica o presidente da entidade.

Apesar de a situação ainda ser de crise, o consumidor não deixa a data passar em branco, conforme o dirigente. Os itens mais procurados, em geral, são dos setores de vestuário, calçados, acessórios e eletroeletrônicos. Segundo considera, o ticket médio para os presentes deve chegar em R$ 200. “Apesar de o consumidor ainda estar um pouco reticente, o valor é maior porque tudo aumentou o preço”, acrescenta Moura.

Tanto o comércio de rua quanto os shoppings estão otimistas para retomar o desempenho da atividade, que foi prejudicada em função da pandemia. Especialmente o segundo semestre do ano, que é marcado e tem o início do calendário comemorativo do varejo com o Dia dos Pais. “E se a agenda de vacinação for confirmada nos próximos meses para a maioria da população, a tendência é ter um fim de ano melhor, com sinais de recuperação e um começo de 2022 com mais perspectiva concreta para o crescimento”, ressalta Moura.

 

Foto: Divulgação

 

 

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