Cardápio completo de Dia das Mães de chef e barato

Você já pensou no cardápio de Dia das Mães, será restaurante ou será preparado com muito amor? Mas, seja um ou outro, uma boa comida gastando pouco em época de inflação é tudo de bom. O Eagle News pediu para dois chefs renomados receitas para fazer aquele prato de restaurante em casa. E melhor, gastando pouco.

 

Espaguete ao molho de beterraba com queijo coalho

Por Chef Melchior Neto

Ingredientes

250 g de macarrão tipo espaguete
2 beterrabas médias
1 colher (sopa) de sal grosso
Azeite a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
4 espetos de queijo coalho cortados em cubos
100g de bacon em cubos

 

Modo de preparo

Descasque e corte a beterraba em 8 partes. Coloque os pedaços de beterraba no centro de um pedaço grande de papel-alumínio, regue com azeite e tempere com o sal grosso e pimenta a gosto. Una as pontas e dobre, formando uma trouxinha, coloque o pacote em uma assadeira e leve para assar em forno pré-aquecido a 200º por cerca de 30 minutos.
Retire a assadeira do forno. Transfira as beterrabas (com o líquido que se formou na trouxinha) para o liquidificador, tempere com azeite e o sal. Adicione 1 xícara da água do cozimento do macarrão e bata até ficar um molho liso.
Em uma frigideira adicione o bacon e deixe fritar até dourar e reserve. Na mesma panela coloque o queijo coalho e até ficar tostado e reserve.
Quando faltar 10 minutos para o tempo da beterraba, leve uma panela média com cerca de 2 litros de água ao fogo alto. Assim que ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte 250g de espaguete e misture, deixe cozinhar por 8 minutos ou até ficar al dente.
Assim que estiver cozido, escorra a água e transfira o macarrão para uma tigela grande. Adicione o molho de beterraba e misture até absorver parte do molho e ficar com a cor da beterraba.
Sirva a seguir com o queijo coalho tostado e o bacon.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 45 minutos

 

 

Sobremesa

 

 

Rabanada portuguesa com calda de vinho

Olivardo Saqui – Da Quinta do Olivardo

 

Com preparo antigo, a sobremesa mantém presença nas ceias de Natal durante gerações A rabanada portuguesa é um doce tradicional das terras lusas. Seu preparo é bem antigo, remonta ao século XV, e foi passando de geração em geração com poucas alterações.

A  Quinta do Olivardo ensina a dar um toque especial nesta receita simples com uma calda de vinho! Confira.

 

Ingredientes

1 pão português cortado em fatias fartas

1 litro de leite integral

6 ovos inteiros

Raspas de 2 limões

 

Modo de preparo

Molhe as rodelas de pão no leite com as raspas de limão, depois passe nos ovos batidos.Frite em óleo em temperatura média

 

Ingredientes da calda:

1 kg de açúcar

50 g de canela em pau

2 litros de água

200 g de mel

200 ml de vinho (de preferência do porto)

 

Modo de preparo da calda

Em uma panela coloque o açúcar, a água e a canela e deixe ferver até chegar a ponto de fio, espere esfriar, acrescente o mel e o vinho e mexa até ficar homogêneo.  Despeje a calda sobre as rabanadas.

Para finalizar, sirva com uma bola de sorvete de creme.

 

Fotos: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *