ABC

Cadastro de idosos entre 77 e 79 anos de Diadema para vacinação contra a covid pode ser feito online

A partir desta quinta-feira, 04 de março, a Prefeitura de Diadema disponibiliza site próprio (www.diadema.sp.gov.br/covid) para cadastramento de idosos entre 77 e 79 anos, moradores da cidade, que não estão cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para receber a primeira dose da vacina contra covid-19. Para preencher o questionário, basta clicar no banner  Vença o Coronavírus. Vacine e incluir os dados. Após o registro, as informações serão avaliadas e a equipe da UBS entrará em contato para informar sobre dia e horário da vacinação.

 A medida tem o objetivo de reduzir o número de pessoas circulando nas ruas, devido ao agravamento da pandemia pelo novo coronavírus. “Até terça-feira, 02 de março, estávamos solicitando que um familiar ou responsável pelo idoso comparecesse ao serviço de saúde para agendamento. Agora isso mudou. O cadastro é rápido e fácil e pode ser feito pelo celular ou computador. Essa medida é importante para garantir que a pessoa idosa saia de casa apenas uma única vez para se vacinar”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Rejane Calixto.

 Os moradores que possuem cadastro em uma das UBSs de Diadema serão comunicados sobre dia e horário por meio de telefone. É importante ressaltar que a aplicação da vacina será exclusivamente mediante agendamento prévio.

 

Outros grupos prioritários

Caso o idoso maior de 80 anos ou o profissional de saúde da rede privada ou autônomo que atenda aos critérios para imunização tenha perdido o prazo de cadastro ou ainda não tenha recebido a dose do imunizante, também deve se cadastrar pelo site.

 Demais grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização também podem dar início ao cadastro, mas a vacinação só acontecerá quando forem disponibilizadas as doses. Os grupos previstos são: pessoas a partir 60 anos de idade (apenas para quem ainda não cadastro na UBS); trabalhadores da saúde (apenas para quem mora e trabalha em Diadema e ainda não tomou a primeira dose); pessoas portadoras de deficiência permanente grave; pessoas com morbidades; caminhoneiros; tabalhadores portuários e trabalhadores industriais.

 Trabalhadores da educação municipal, do transporte coletivo e das forças de segurança de Diadema não precisam se cadastrar, já que o levantamento junto às secretarias de Educação, Defesa Social e empresas de transportes foi realizado.

 Outra dúvida que tem surgido é sobre o pré-cadastro no site Vacina Já, do Governo do Estado. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que o morador priorize o municipal. É preciso reforçar que não se trata de agendamento e o fornecimento das informações é opcional, mas o preenchimento das informações contribui na agilidade da consolidação dos registros de doses aplicadas.

 

Doses aplicadas

Até o momento, Diadema recebeu 24.626 doses contra a covid-19. Destas, o município já vacinou 13.933 pessoas com a 1ª dose e 4.180 com a 2ª dose, de acordo com o Boletim Epidemiológico covid de quarta-feira, 03 de março.

Nos dias 11 e 12 de março, a Prefeitura de Diadema irá vacinar com as segundas doses os trabalhadores da saúde autônomos e da rede privada que já receberam a primeira dose da vacina Coronavac no município.

O início da vacinação de novos grupos prioritários acontece de acordo com o cronograma de entrega de doses estipulado pelos governos Estadual e Federal.

 

 

 

 Serviço:

Agendamento para idosos entre 77 e 79 anos (apenas moradores de Diadema que ainda não estão cadastrados nas UBSs)

Acesso ao questionário para agendamento: WWW.diadema.sp.gov.br/covid no banner Vença o Coronavírus. Vacine

 

Foto: Dino Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *