Bienal do Livro de São Paulo dá voz às crianças no Espaço Infantil

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 02 e 10 de julho, no Expo Center Norte, chega à 26ª edição com destaque para a literatura direcionada às crianças. Sob curadoria de Elisabete da Cruz, o Espaço Infantil contará com 28 atividades educativas para os pequenos. Na programação estão previstas oficinas temáticas, narração de histórias e atividades que envolvam as crianças com suas famílias.  “Acredito que o espaço infantil seja o mais importante de todo o evento. É lá que estão os futuros leitores. Além disso, podemos mostrar ao público mirim que o livro é um objeto poderoso de conhecimento. Fomos buscar crianças prodígios, que fazem blogs, e transitam nas redes sociais e que conversam com seus pares”, conta a curadora. Este é o caso de Stella Torelli (@stellinhatorelli), uma jovem escritora que, aos 8 anos de idade, já tem livro lançado e é Embaixadora da Biblioteca Lib-Boston.

Tendo em vista que Portugal é o país homenageado deste ano, a narrativa do espaço infantil, de acordo com Elisabeth, é apresentar a programação em quatro capítulos ao longo do evento – o primeiro deles é o “Navegando na leitura e descobrindo a si mesmo”, acontece entre os dias 2 e 4 de julho. O objetivo é discutir o desenvolvimento socioemocional da criança, através de textos que sejam capazes de compreender seus sentimentos. Destaque para os convidados Larissa Ribeiro e Pedro Markun, que trazem a atividade “Democracia para Crianças – Editora Cia das Letrinhas”

Já no segundo capítulo, “Aportando em águas límpidas e verdejantes!?” (nos dias 05 e 06 de julho), a ideia é entender como a literatura pode ser um apoio para as crianças, quando o assunto é consciência ambiental e sustentabilidade. Destaque para a atividade “O que você faria para salvar o planeta?”, com a convidada Laila Zaid. A autora fará um bate-papo para incentivar que as crianças reflitam sobre ações viáveis para salvar o planeta.

 “Terra firme: encontro de culturas” é o terceiro capítulo da jornada (dias 07 e 08 de julho), que contempla a ideia do aprendizado e acolhimento, por meio da cultura de paz e da tolerância. O objetivo é mostrar como a literatura une diferentes culturas e ensina o amor e o respeito pelo próximo.  A convidada Aline Gandolla participa da atividade “Refugiados em busca de um novo lar” e desenvolve a contação de histórias, baseada no livro “A viagem”. Serão realizadas brincadeiras que servirão de base para refletir sobre a realidade dos imigrantes e refugiados.

 

Por fim, “Viajar para um mundo mais empático” é o capítulo que encerra o evento. A ser realizado nos dias 09 e 10 de julho, ele traz reflexões sobre como o mundo é para as crianças. “Vamos falar sobre pequenas ações que causam mudanças na família, na escola, na vizinhança”, explica Elisabeth. Mario Sergio Cortella e Paulo Jebaili são os convidados da mesa “Como falar com crianças sobre empatia”. Eles lançarão o livro “Diferentes sim, desiguais jamais!”. A obra é voltada para o público infantil e fala sobre a importância de abordar o tema desde o início da vida. A programação do espaço também contará com atividades da Mauricio de Sousa Produções.

A 26a Bienal Internacional do Livro de São Paulo conta com os seguintes patrocinadores e parceiros: Itaú, Itaú Cultural, BIC, ZAP Imóveis, Aon,  E.M.S, Suzano (Naming Right da Arena Cultural), Klabin, MVB e Submarino.

Para conferir a programação a completa da 26ª Bienal Internacional do Livro, acesse: https://www.bienaldolivrosp.com.br/

 

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/bienaldolivrosp/

Facebook: https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp

Twitter: https://twitter.com/bienaldolivrosp

 

Serviço

26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

02 a 10 de julho de 2022

Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h. Entrada no evento até as 21h.

Sábados e domingos, das 10h às 22h.

Dias 02, 03 e 09, entrada no evento até as 21h.

Dia 10/07, entrada até as 19h.

 

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333 | Vila Guilherme | São Paulo

www.bienaldolivrosp.com.br

 

Ingressos

Compras pelo site: http://www.bienaldolivrosp.com.br

2ª feira a Domingo: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada)
Meia-entrada: Estudantes
Meia-entrada: Estudante / Funcionário SESC SP e matriculados no SESC SP credencial plena.

Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam ingresso.

 

Transfer gratuito

Ônibus circularão com ida e volta ao Expo Center Norte a partir da estação Portuguesa-Tietê (Linha Norte-Sul) durante a semana e final de semana.

 

Foto: Reprodução

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + sete =