Aos 89 anos, morre Robert Redford
Um dos grandes nomes do cinema mundial, o ator e cineasta Robert Redford, vencedor do Oscar, morreu aos 89 anos. A morte foi confirmada pela agência de atores Rogers & Cowan PMK.
O comunicado emitido diz que Redford morreu nas montanhas de Utah, Estados Unidos, local que ele mais amava e que a família pede privacidade neste momento.
Consagrado desde os anos de 1960, o ator era um dos mais respeitados na frente ou atrás das telas. um dos clássicos em que atuou foi “Butch Cassidy” (1969), em que atuou com Paulo Newman. Redford também atuou em “Golpe de Mestre” (1973) e “Todos os Homens do Presidente” (1976).
Em 1980 garantiu o Oscar de diretor com o filme “Gente como a Gente”. Em 2002, foi premiado como o Oscar Honorário.
Engajado em causas ambientais e sociais, o ator-diretor anunciou sua aposentadoria em 2018, como o “Velho e a Arma”. Mas, sua última aparição foi em 2019, em “Vingadores: Ultimato” Se tornou referência por unir sucesso artístico com compromisso cultural e político, sendo reconhecido como um dos grandes nomes da sétima arte.
Ele deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e dois filhos do primeiro casamento com Lola Van Wagenen, Shauna Jean Redford e Amy Hart Redford.
Em vida, Robert perdeu dois filhos: Scott Anthony Redford, nascido em 1959, morreu de síndrome da morte súbita infantil, e David James Redford, nascido em 1962, que morreu de câncer em 2020.
Fotos: Reprodução