Bem Estar

Anvisa adota norma para agilizar análise de vacina contra covid-19

Como forma de agilizar a aprovação das vacinas contra a covid-19 que estão em testes no Brasil, a  Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),  implementará um procedimento diferenciado para tornar mais rápida a análise de dados referentes aos imunizantes contra a doença a serem registradas no país. Trata-se da chamada submissão contínua. 

A partir da adoção desse procedimento, não será preciso aguardar a disponibilização de todos os dados e documentos técnicos, bem como o preenchimento dos requerimentos regulatórios, para realizar a submissão do registro junto à Anvisa. Ou seja, conforme os dados forem gerados, estes deverão ser apresentados à Agência, de modo que o processo regulatório seja agilizado. 

Importante ressaltar que, segundo a Agência, o procedimento de submissão contínua não afeta em nada o padrão de qualidade requerido. A estratégia tem como objetivo acelerar a disponibilização à população brasileira de vacinas contra o novo coronavírus, desde que garantidas a qualidade, a segurança e a eficácia.  

A Anvisa ressalta que mantém seu compromisso em disponibilizar, da forma mais rápida possível, o acesso a vacinas comprovadamente de qualidade, seguras e eficazes em contextos de emergência em saúde pública, inovando seus processos de trabalho. 

Acesse a Nota Técnica 78/2020 e conheça as orientações relacionadas ao procedimento de submissão contínua. 

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *