ABC

Alunos da rede municipal de São Caetano retornam às aulas presenciais

Embora opcional, o retorno às aulas presenciais para os alunos da rede municipal de São Caetano acabou com a ansiedade de milhares de estudantes da cidade que estavam ávidos para retomarem o convívio com professores e colegas. Nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, abriram as portas escolas da Educação Infantil (G4 e G5) e dos ensinos Fundamental e Médio, além da Educação Profissional Técnica e da Educação de Jovens e Adultos.

O último contato mais próximo havia sido há quase 1 ano, em 24 de março de 2020, quando as aulas foram suspensas em virtude da pandemia do coronavírus. De lá para cá, alunos e professores se adaptaram às aulas online, via plataforma Google for Education, que segue disponível para aqueles que preferem continuar os estudos em casa, assim como o conteúdo impresso.

O retorno presencial, além de opcional, é gradual, em sistema de rodízio (com no máximo 35% da capacidade) e mediante o cumprimento do Protocolo de Retomada da Educação, que estabelece série de medidas para a proteção e segurança de todos nas escolas, como o uso obrigatório de máscaras, aferição da temperatura, higienização dos calçados, dispensers de álcool em gel, higienização constante de todos os ambientes, janelas e portas abertas, e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas – este último com exceção dos profissionais que atuam diretamente com crianças da Educação Infantil.

“Organizamos a volta às aulas presenciais dos nossos alunos com muita cautela, tomando todas as precauções para preservar pais, alunos, professores e toda a comunidade escolar”, observou o prefeito Tite Campanella, que visitou a EMEFM (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio) Oscar Niemeyer, no bairro Oswaldo Cruz. “Importante ressaltar que a volta é facultativa. Cada família pode escolher o modelo de ensino que considera mais apropriado para este momento, em casa ou na escola. E estamos preparados para todos eles”, disse.

O semblante dos estudantes da escola que já retornaram, era de alegria. Expressões como “queria muito isso”, “estava ansiosa para voltar” e “estava com saudades dos professores e amigos” foram comuns logo na chegada.

“O retorno da Educação é muito importante para todos. Estamos fazendo isso em segurança, seguindo um amplo protocolo de proteção discutido com profissionais da Saúde. Mas, para aqueles que ainda não se sentem seguros, manteremos as atividades online e impressa para que sigam estudando em casa”, reforçou o secretário municipal de Educação, Fabricio Coutinho.

 

 

 

Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *