ABC descarta restrições e mantém volta às aulas presenciais

Em reunião virtual realizada nesta terça-feira, 11 de janeiro, no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, os prefeitos das sete cidades da região (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), decidiram evitar decretar restrições, pelo menos nesta semana, para tentar conter o avanço da variante ômicron da covid-19. O retorno às aulas presenciais também está mantido. Porém, haverá avaliação semanal dos prefeitos da situação da região.

Segundo o prefeito de Santo André e presidente do Consórcio, Paulo Serra, serão pedidas vagas ambulatoriais ao Governo do Estado de São Paulo para um reforço justamente na área mais atingida pela alta demanda de atendimento. Em algumas cidades os casos têm aumentado até 300%, mas de atendimento ambulatorial. 

Em relação ao aumento de internação, Serra afirmou que há ainda uma alta tímida, pois a região está sendo eficiente na vacinação. “As vacinas realmente têm protegido. O aumento da procura inicial não reflete nas internações”, reforçou o prefeito. Ainda que haja aumento de casos, são leves e resolvidos dentro do consultório.

 

Aulas presenciais

Serra afirmou que, por enquanto, não há necessidade de adiamento das aulas presenciais, que continuam mantidas para o dia 08 de fevereiro nas redes municipais das sete cidades. “Houve um entendimento de que as perdas pedagógicas foram grandes. Os professores e funcionários das escolas já estão com a dose de reforço. Mas faço o apelo para que o governo federal mande as vacinas para as crianças, para que a gente possa começar a imunização delas o quanto antes”, disse o presidente do Consórcio.

 

Estado SP

Dados divulgados pelo governo do Estado de São Paulo mostram que a ocupação dos leitos de UTI no Estado passou de 26% para 33% em uma semana. Nas de enfermarias, a alta foi de 56% no mesmo período, passando de 1647 pessoas internadas na semana passada para 2567 ontem, 10 de janeiro.

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *