Com 982 mortos pela covid, São Bernardo libera aglomeração
Dados do Plano São Paulo divulgados neste sábado, 31 de outubro, confirmam a morte de 982 pessoas em São Bernardo pela covid-19. Mesmo sendo a cidade do ABC com mais vítimas fatais e bem a frente de Santo André que, com 646 óbitos, tem o segundo maior índice da região, a administração continua com olhos fechados para a fiscalização do uso de máscara e aglomeração.
Uma campanha de Halloween de uma rede de fast food levou hoje centenas de pessoas durante todo o dia a se aglomerarem com vassouras nas entradas de drive-thru das unidades. Sem distanciamento social, que ainda é indicado pelos médicos, e muitos sem máscara, não houve fiscalização por parte dos funcionários da rede e nem pela prefeitura. A reportagem do Eagle News chamou a GCM (Guarda Civil Metropolitana) que, mais uma vez, fez que não viu a aglomeração e nem a falta de máscara em várias pessoas. O uso de máscara é obrigatório no Estado de São Paulo e em São Bernardo.
A aglomeração de pessoas tem sido, inclusive, bastante comum na campanha eleitoral. Alguns candidatos a vereador postam nas redes sociais fotos e vídeos de reuniões em locais fechados e cheias. Algumas com a presença do prefeito Orlando Morando, que disputa a reeleição.
Apesar de o governo estadual confirmar a morte de 982 pessoas na cidade até este sábado, a prefeitura divulga um número menor, de 966 óbitos (dados de 30 de outubro), 16 a menos. Em relação a ocupação de UTI , a Secretaria da Saúde aponta que dos 120 destinados aos pacientes com covid, 47 estão ocupados. São Bernardo, segundo a administração municipal, tem 30.935 casos confirmados.
Confira os dados do Plano São Paulo
https://www.seade.gov.br/coronavirus/
Foto: Eagle News

