Shopão 45 anos: Shopping Metrópole comemora aniversário com possível expansão
Para os moradores de São Bernardo, o Shopping Metrópole é mais do que um shopping que completa 45 anos nesta sexta-feira, 16 de maio. O local marcou a infância e adolescência de uma grande parcela da população. Antes apenas um corredor interno e algumas galerias na área de estacionamento, o centro de compras já mudou muito e passou por ampliações. E não deve parar por aí.
Antes da pandemia havia um projeto de expansão do local, que inclusive foi entregue para a Prefeitura de São Bernardo aprovar. Com a pandemia, a possível expansão foi colocada na gaveta, até porque o setor de shopping foi um dos mais afetados. Mas, é possível que o Metrópole cresça nos próximos anos, só que agora para cima.
Pelo projeto, que foi confirmado para a reportagem do Eagle News pela prefeitura da cidade, as novas lojas iriam para onde hoje é o primeiro estacionamento superior e o centro de comprar ganharia mais um piso, para os carros. Na ocasião, a administração municipal questionou se havia possibilidade estrutural para a obra, o que é possível, já que na última ampliação, quando o Metrópole trocou a área do antigo McDonald´s por parte da rua José Versolato, para permitir que as obras contra enchentes na região fossem feitas, a estrutura foi reforçada.
Localizado em uma das melhores áreas da cidade, próximo ao Paço Municipal, o Shopping Metrópole acompanhou as mudanças do segmento para contemplar os diversos públicos que visitam o local diariamente e aos finais de semana. Restaurantes, clínicas e outros serviços se juntaram às lojas das principais grifes.
Além do perfil, o visual do centro de compras mais antigo do ABC também mudou. Da antiga fachada da inauguração, em 1980 passando pelo relógio em 1997 e a atual, o antigo deu lugar ao moderno. A área interna também ficou mais limpa, clean, atendendo à demanda do mercado.
“O Shopping Metrópole é parte da memória afetiva da cidade. É um espaço que cresceu junto com São Bernardo e segue inovando, sempre atento ao conforto, sustentabilidade e à experiência do cliente”, afirma Valéria De Biasi, superintendente do Shopping Metrópole, administrado pela ALLOS.
Além de ser o primeiro shopping do ABC, o Metrópole também foi pioneiro em outras coisas. O primeiro McDonald´s da região foi aquele que ficava ao lado de fora do Shopão, onde hoje estão aqueles hotéis. A primeira unidade da Lojas Renner do Estado de São Paulo também foi instalada no local, na expansão de 1997. Aliás, o convite para o evento de reinauguração foi uma peça de cerâmica (como um azulejo), impresso com as dados do evento.
E, para comemorar o aniversário, os clientes também ganharão presentes. Para participar, é necessário baixar o aplicativo do programa de benefícios do Shopping Metrópole, fazer o cadastro, submeter R$ 50 reais em notas fiscais e ativar o benefício da “Caixa Misteriosa”. Feitos esses procedimentos, basta ir até as proximidades da Fast Shop (saída Versolatto), onde estará a Caixa Misteriosa, para retirar o presente.
Shopão
Por muitos anos, o nome carinhoso que o então Center Shopping São Bernardo foi chamado pelos clientes não surgiu por acaso. Mas você sabe o motivo? Em 1978, a rua Marechal Deodoro ganhou o Shopping Center São Bernardo, uma galeria de lojas com espaço para lanchonetes, uma mini praça de alimentação, era coberto e lembrava um centro de compras. Mas, imaginem a confusão: Shopping Center São Bernardo e Center Shopping São Bernardo. E como brasileiro sempre dá um jeitinho, nada como um bom apelido: Shopping, o da Marechal, e Shopão, o atual Metrópole, que era maior e mais lojas. Com o tempo, o Shoppinho adotou o nome de Shopping do Coração, pois apesar de pequeno e da concorrência, sempre foi lembrado e visitado pela população da cidade, e continua vivo até hoje.

Iniciativas ambientais e de segurança
O Shopping Metrópole se destacou ao longo dos anos por iniciativas ambientais e de segurança, recebendo as certificações ISO 14.001 (gestão ambiental) em 2008 e OHSAS 18.001 (segurança e saúde no trabalho) em 2012. Em 2015, o reconhecimento veio da própria cidade, com o Prêmio de Sustentabilidade da Prefeitura de São Bernardo do Campo, na categoria média empresa, graças ao projeto “Cura”, focado no uso racional da água.
Atualmente, o Metrópole continua reforçando o seu compromisso com o meio ambiente, buscando alternativas para maximizar a reciclagem e alcançar o objetivo de aterro zero. Somente no primeiro trimestre de 2025, o empreendimento destinou mais 223 toneladas dos resíduos gerados para a reciclagem e/ou reaproveitamento. Apenas 6% dos resíduos gerados não puderam ser reaproveitados e foram destinados para coprocessamento. Os 94% que foram reciclados resultam em mais de 21 toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas pelo shopping.
Fotos: Divulgação e reprodução

