Economia

Doria prorroga isolamento até 10 de maio no Estado

O governador de São Paulo João Doria anunciou hoje a prorrogação da quarentena até o dia 10 de maio. O isolamento teve início no dia 24 de março. Com a medida, Doria que fazer com que o índice de isolamento que está em 49% no Estado chegue o mais perto possível dos 70%, índice recomendado para que o novo coronavírus se espalhe mais devagar. A medida vale para os 645 municípios do Estado.

A preocupação do governador é em relação aos hospitais, que já estão impactados pelos casos graves. Um dos principais da capital o Emílio Ribas está hoje com 93% dos leitos para a covid-19 ocupados, mas este índice já foi de 100%.

O isolamento mantém os mesmo padrões do que já está em vigência. Apenas serviços considerados essências podem ficar abertos, como bancos, supermercados e outros. O Estado de São Paulo contabiliza hoje 11.568 casos da doença, e 853 mortes.

De acordo como o coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a decisão do grupo de 15 especialistas em medicina e ciência foi unânime pela prorrogação da quarentena.

“Esta manutenção é absolutamente fundamental tanto do ponto de vista da área metropolitana da capital como os da Baixada Santista e do interior. Há a falsa impressão que a doença se limita à Grande São Paulo”, disse Uip. “As medidas atuais são efetivas e estão adequadas para este momento”, acrescentou.

Nos últimos dias, o número de casos de contaminação pelo coronavírus aumentou a pressão sobre os hospitais públicos e privados, principalmente na rede privada. A taxa de ocupação de leitos de UTI já alcança 60% nas regiões metropolitanas da capital, litoral e interior. Algumas unidades da Grande São Paulo já atuam perto do limite de atendimento.

Outro sinal de alerta para a extensão da quarentena foi a queda do índice de isolamento social tanto na média estadual como na medição específica da capital. Na última quinta (16), o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), operado em parceria entre operadoras de telefonia móvel e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) da USP, ambos os índices atingiram apenas 49% – a taxa considerada ideal é de 70%.

O Governo de São Paulo também vai intensificar as orientações educativas da Vigilância Sanitária do Estado, com apoio da Polícia Militar e de agentes municipais de fiscalização. Ao longo desta semana, a fiscalização de estabelecimentos que descumpriam a quarentena foi concentrada na Grande São Paulo.

Foto: Divulgação Governo do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *