Trump quer o fim do PIX e questiona até a Rua 25 de Março

O representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, afirmou nesta terça-feira, 15 de julho, que o país governado por Donald Trump, atual presidente dos EUA, iniciou uma investigação sobre práticas comerciais consideradas injustas do Brasil para os norte-americanos.

E, entre as questões que estão sendo avaliadas pelos Estados Unidos, está o PIX, uma forma de pagamento eletrônico criada pelo Banco Central do Brasil, liderado atualmente pelo presidente (CEO) Roberto Campos Neto. As investigações também se concentram na agricultura e em tecnologias inovadoras do país. Segundo Greer, “sistemas como o Pix são insensatos ou discriminatórios e oneram e restringem o comércio dos EUA”.

Sobre a rua 25 de Março, que é citada no documento que trata das investigações, ela é tida como “comércio popular no centro de São Paulo tradicional por pirataria”. A rua, segundo os Estados Unidos, é um exemplo das falhas na proteção e na aplicação adequada e efetiva dos direitos de propriedade intelectual. A investigação também envolve a atuação de empresas norte-americanas de tecnologia, cujos CEOs, como Tim Cook (Apple) e Sundar Pichai (Google/Alphabet), têm pressionado o governo norte-americano por medidas mais duras contra práticas que afetam seus interesses no Brasil.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *