Economia

Tarcísio critica grevistas, ressalta privatização e anuncia ponto facultativo nesta terça

O governador de São Paulo, o carioca Tarcísio de Freitas, se exaltou nesta segunda-feira, 02 de outubro, ao anunciar ponto facultativo dos serviços prestados pelo governo por conta da greve dos metroviários e ferroviários prevista para amanhã, terça, 03 contra a privatização dos serviços. Os funcionários da Sabesp também prometem parar, em protesto contra a privatização que está sendo feita a toque de caixa.

Na cidade de São Paulo, o rodízio de veículos foi suspendo, já prevento o caos que a cidade ficará nesta terça.

Em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Tarcício se exaltou ao dizer que os funcionários que vão parar são os ligados ao governo estadual. “As linhas que vão funcionar são as que são da iniciativa privada, que não vão deixar os trabalhadores na mão”, disse. Ele ainda reclamou da quantidade de greve anunciadas este ano.

Em nota divulgada à imprensa, o governo do Estado determina ponto facultativo nesta sexta-feir, 03 de outubro, de todos os serviços públicos estaduais da capital paulista. O objetivo é reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e outros serviços agendados. A nota diz ainda que os serviços de segurança pública e o Bom Prato não serão afetados e funcionarão normalmente.

As consultas das AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) da capital e em outras unidades de saúde estaduais terão seus reagendamentos garantidos, diz a nota. O mesmo ocorrerá nos postos do Poupatempo e das provas da rede estadual de ensino.

Segundo a nota, a Justiça determinou que o transporte público sobre trilhos funcione em 100% nos horários de picos e 80% nos demais períodos, além do contigente de 85% da Sabesp, sob penas de multas diários aos sindicatos. A liberação das catracas foi proibida.

 

Veja quais linhas devem parar

No caso do metrô, a greve impactará a Linha 1 – Azul; a Linha 2 – Verde; a Linha 3 – Vermelha; e a Linha 15 – Prata (esta última, do monotrilho). A Linha 4 – Amarela e a Linha 5 – Lilás, por sua vez, não devem ser afetadas pela paralisação dos trabalhadores.

Já na CPTM, entrarão em greve os funcionários da Linha 7 – Rubi; da Linha 10 – Turquesa;  Linha 11 – Coral; da Linha 12 – Safira; e da Linha 13 – Jade. As linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda), que foram concedidas à iniciativa privada não devem entrar na mobilização.

Foto: Divulgação Governo do Estado de S.Paulo

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *