ABC

Taka manterá cobrança da taxa do lixo em Diadema

Que promessas de campanha ficam nas campanhas e acabam ‘esquecidas’ após a posse, o brasileiro já sabe muito bem. Mas, às vezes esta percepção leva algum tempo. Em Diadema, o prefeito Taka Yamauchi se elegeu tendo com uma das promessas acabar com a taxa do lixo cobrada na cidade. E menos de um mês após assumir a cadeira de chefe do Executivo já deixou de lado, ou melhor, afirmou que irá manter a cobrança.

O anúncio foi feito ontem durante visita do deputado federal Paulinho da Força ao gabinete do prefeito. “Renunciar (a taxa) é abrir mão de impostos”, disse Taka em vídeo que circula nas redes sociais.  Mas, se o morador de Diadema fizer uma busca simples no google e nas redes sociais do prefeito, vai encontrar manchetes e vídeos nos quais ele deixa bem claro que iria “acabar com a cobrança da taxa do lixo”. 

Em entrevista ao portal ABC em Off em 06 de setembro de 2023, que tinha a atual secretária da Comunicação de Diadema , Andrea Brock, como sócia, afirmou que o objetivo era acabar com a taxa. A informação, inclusive, foi o título da entrevista transmitida  ao vivo na ocasião  (Taka afirma que objetivo é a revogação da Taxa do Lixo em Diadema). 

Apesar de dizer aos quatro cantos da cidade que iria acabar com a taxa do lixo, em seu plano de governo consta apenas que seria feita  a mudança na forma de cobrança, que era na conta de água e passaria para o IPTU. Mudança que já tinha sido feito pelo prefeito anterior, José de Filippi Jr.

Dos prefeitos do ABC, parece que Taka foi o único que ainda não começou de verdade a administrar e, por enquanto, só aponta os problemas deixados pela administração anterior. Até agora todo material que é distribuído para a imprensa mostra visitas a próprios municipais e reclamações até de teias de aranha. Nas fotos, posadas, os braços aparecem cruzados. Mas já está na hora de descruzá-los e colocar a mão na massa, pois quatro anos passam rapidinho, ainda mais após ‘desprometer’ a principal promessa da campanha.

 

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *