Senai Volks amplia unidade e prepara os jovens para a eletrificação do setor
Em uma época onde o problema não é a falta de emprego, mas sim a redução de pessoas qualificadas para o trabalho, a Volkswagen do Brasil, vai na contramão e tem na parceria com o Senai, a fonte de profissionais necessários para diversas áreas de atuação. A
Com 52 anos de parceria e mais de 7 mil jovens formados, o Senai ganhou espaço novo na montadora. Além de espaço maior, de padrão global, estruturado, a escola de formação também terá foco na eletrificação, tendência do mercado automotivo para os próximos anos. Além de instalações modernas, a escola conta com Laboratórios de Automação, de Projetos Mecatrônicos e de Tecnologia Automotiva, incluindo equipamentos avançados de IoT (internet das coisas voltada para comunicação e troca de dados de manufatura), impressora 3D e simuladores de produção. Conta também com Oficinas de Aprendizagem Automotiva, Metal-mecânica e de Eletroeletrônica & Automação.
A inauguração do novo espaço contou com a presença de ex-alunos que hoje ocupam cargos na diretoria e na chefia, professores do Senai e o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
O Senai tem uma parceria com a Volkswagen Anchieta há 52 anos, e atende aos filhos enteados e irmãos de funcionários. O objetivo é qualificar e garantir uma mão-de-obra que atenda às demandas atuais e futuras da empresa.
Atualmente com 120 alunos, sendo uma turma nova a cada seis meses, os alunos são remunerados e têm uma emprego garantido ao final de dois anos. E não é apenas a colocação no mercado de trabalho, mas a visualização de um plano de carreira que atrai os jovens para a unidade do Senai na Volks.
Quem se forma pode sim chegar aos cargos de chefia, como o vice-presidente de RH Brasil e Região SAM, Douglas Pereira, que é ex-aluno, que está há 27 anos na Volks.

E há também famílias inteiras que passaram pela formação e continuam na empresa, como Lilian Colombo (Engenheira Civil na Manutenção Site da Volkswagen do Brasil), Dorival Durante (marido e pai, gerente executivo de Engenharia), Henrique Durante (filho, ferramenteiro). Pai e filho fizeram Senai. E a filha deve ser a próxima. “O Senai faz parte da história da minha vida e começou bem lá atrás quando meu marido fez Senai e muito tempo depois meu filho fez Senai e hoje vocês estão vendo pessoalmente que eu ajudei a construir a nova área do Senai da Volks com muito orgulho de fazer parte dessa nova história na Volkswagen”, disse Lilian.

Tendências
O Senai é referência na formação para as indústrias. Na unidade da Volks, a preocupação é também atender ao mercado futuro. Hoje, a mecatrônica é um dos principais segmentos. A partir de 2026, a escola terá também o curso de eletrificação, para que os jovens tenham o conhecimento e a formação necessária para os carros do futuro bem próximo. E que, a Volks, não sofra com a falta de pessoal capacitado nas linhas de produção. O maior desafio hoje em uma indústria automotiva é a tecnologia, e não mais os tornos de antigamente.

Fotos: Divulgação

