São Paulo deve anunciar amanhã definição sobre Carnaval 2021
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, deve anunciar amanhã se a capital irá manter a data do Carnaval para fevereiro ou se a festa será adiada ou mesmo cancelada em 2021 por conta da pandemia da covid-19. Na semana passada, a prefeitura já anunciou o cancelamento do Réveillon na Paulista para evitar aglomeração, já que o evento reúne mais de 1 milhão de pessoas.
O Carnaval é a data de maior aglomeração no país, tanto nas escolas de samba como nos blocos. Segundo Covas, não é apenas nos desfiles que há muita gente, mas durante todos os preparativos e ensaios. Além disso, o setor precisa de previsibilidade de pelo menos seis meses. No caso dos blocos, o tempo é menor, mas são necessários três meses para que o Carnaval seja montado.
Existe uma possiblidade de as vacinas estarem aprovadas em caráter emergencial até o fim do ano. Mas, mesmo assim apenas alguns grupos poderão ser vacinados entre dezembro e janeiro. Para que haja aglomerações e festas populares sem risco à saúde, é fundamente que toda a população (ou grande parte) esteja vacinada.
Existe a possibilidade, discutida com a Liga das Escolas de Samba, de adiar a comemoração para abril ou julho. O prefeito deve definir com a Liga e anunciar a decisão amanhã.